Qual é a causa da hérnia de disco?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Causas: Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo.

Algumas atividades físicas, como musculação, pular corda e o crossfit devem ser bem avaliados por também trazerem riscos. Se uma pessoa com hérnia de disco, por exemplo, for levantar um peso do chão com a postura errada e um excesso de peso, em uma academia ou na aula de crossfit, irá gerar uma lesão no disco.

Quando a hérnia de disco cervical é grave? É considerada preocupante quando a hérnia de disco comprime a medula espinhal, devido ao deslocamento do material do disco. Essa condição pode resultar em complicações graves, sendo a tetraplegia um exemplo, caracterizada pela perda dos movimentos das pernas, braços e tronco.

A parte mais afetada pela hérnia de disco é a parte inferior dessa estrutura, chamada de coluna lombar.

A hérnia de disco na coluna, embora não seja uma condição que leva diretamente à morte, é uma condição médica séria que pode causar complicações graves se não for tratada adequadamente. Os sintomas como dor pronunciada, dormência, formigamento e fraqueza nos músculos indicam um problema que requer atenção médica.

Algumas pessoas que têm hérnia de disco não têm sintomas. Outras, entretanto, podem apresentar formigamento, falta de sensibilidade e dores de leves a muito fortes, que por vezes podem se tornar incapacitantes.

Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina). Em casos mais severos, o médico pode aplicar corticóides, como a Prednisona, direto no local.

O tempo de tratamento com fisioterapia depende do tipo de hérnia e da intensidade dos sintomas apresentados, mas pode variar de 1 mês a 6 meses, ou mais. Existem formas de aliviar a dor causada pela hérnia de disco com tratamentos caseiros, que podem, em alguns casos, substituir ou reduzir a dose dos medicamentos.

Assim, o tempo de afastamento por hérnia de disco vai depender de inúmeros fatores. Mais de 95% dos casos de hérnia de disco não precisam de cirurgia e, embora seja uma patologia em que pode não haver cura, a pessoa portadora pode retornar às atividades, dependendo do caso, com o tratamento adequado.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.