Qual é a origem do rococó?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII. Apesar de ter surgido como um desdobramento do Barroco, apresentou características próprias.

O rococó é um movimento artístico de origem francesa. Ele surgiu no século XVIII, sob a influência iluminista. Suas obras apresentam cores claras e caráter ornamental. A surpresa, de Jean-Antoine Watteau, possui caráter hedonista e é uma obra do rococó.

  • Jean-Honoré Fragonard
  • Antoine Watteau
  • François Boucher
  • Francisco de Goya
  • Aleijadinho
  • Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun

Rococó é um termo que vem da palavra francesa rocaille, que significa "concha" e, também, a técnica de incrustação de conchas, pedrinhas e fragmentos de vidro, com que se enfeitam grutas artificiais.

O estilo Rococó dominou a arquitetura europeia do século XVIII. São características comuns do estilo na arquitetura o uso de formas mais curvadas, a presença arcos nas aberturas e a decoração feita com elementos em ferro. Além da França, o estilo também foi bastante difundido em países como Alemanha e Áustria.

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras.

Os salões rococó costumavam empregar o uso de assimetria no design, chamado de contraste. Os ornamentos de interiores incluíam o uso de formas esculpidas em tetos e paredes, geralmente abstratas, empregando texturas frondosas ou em forma de concha.

No Brasil, esse movimento chegou somente no século XIX, trazido pelos portugueses, com destaque inicial no mobiliário conhecido como estilo “Dom João V”.

Primeiramente, desenvolveu-se na França, no século XVIII, e difundiu-se por toda a Europa. No Brasil, foi introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente no mobiliário, conhecido por estilo ”Dom João V”. Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.

O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII.

Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura. Elas deveriam se complementar harmonicamente, muitas vezes pela união de artistas especializados em afazeres distintos.

Tons pastel, sensualidade discreta, festas ao ar livre, elegância, alegria, frivolidade e exuberância são acaracterísticas deste estilo quando conectado com a moda. O requinte era acentuado pelos tecidos que eram normalmente cetim, brocados e rendas, principalmente em tons pastel.

Os temas aplicados são mitológicos, campestres e alegóricos. Os grupos esculturais, as figuras solitárias ou os bustos, se destacam pela leveza e graciosidade dos gestos, atitudes e posições, a maioria, executados em menores proporções, em madeira, mármore e bronze.

O estilo barroco era focado nas construções religiosas. O rococó, por sua vez, foi inserido na sociedade europeia por meio da decoração de interiores, pintura, entre outros.

d) A pintura Rococó revelou graciosidade decorativa, fantasia e erotismo, aristocratismo e mundanidade, e a pintura religiosa praticamente desapareceu. Representam cenas de salão ou de interiores luxuosos, festas e reuniões em parques e jardins, enfim, o cotidiano da aristocracia ociosa e fútil.