O que é uma prosa barroca?

Perguntado por: ocaldeira9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Uso de figuras de linguagem: A prosa barroca é marcada pelo emprego de metáforas, antíteses, hipérboles e outros recursos estilísticos que conferem dramaticidade e intensidade ao texto.

Na literatura, o barroco é marcado pelo rebuscamento das palavras. Nesse sentido, era muito comum o uso figuras de linguagem como hipérbatos (inversões sintáticas), hipérboles (exagero), antíteses e paradoxos. O indivíduo seiscentista vivia em duelo constante entre, por exemplo, o pecado e o perdão.

Os versos barrocos são caracterizados por utilizarem uma linguagem rebuscada, elaborada, com muitos detalhes. Há também o emprego de muitas figuras de linguagem fazendo um verdadeiro jogo com as palavras.

O Barroco é um estilo de época caracterizado pelo conflito e culto ao contraste. Ele surgiu no contexto histórico da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica. Judite e Holofernes (1599), obra barroca do pintor Caravaggio, abordando temática bíblica e uso da técnica de chiaroscuro (claro-escuro).

Características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

António Vieira, é a principal obra da prosa barroca brasileira e portuguesa, já que esse autor faz parte da literatura de ambas as nações.

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Barroco na Literatura. Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.

Os principais atributos da pintura barroca são a composição simétrica, o equilíbrio da arte renascentista e o contraste de claro-escuro. Quanto à luz, vale lembrar esta não aparece naturalmente, pois sua intenção é guiar o olhar do observador até o episódio principal da obra.

A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.