Que nome recebeu o Barroco na França?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. Primeiramente, desenvolveu-se na França, no século XVIII, e difundiu-se por toda a Europa.

O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.

Arte barroca:

  • Caravaggio.
  • Mestre Valentim.
  • Mestre Ataíde.
  • Francisco Xavier de Brito.
  • Aleijadinho.

O termo Barroco vem do francês barroc que quer dizer, literalmente, "pérola irregular", "monte irregular". Apesar do termo ter origem na França, o movimento Barroco teve início na Itália e se difundiu por todo o continente europeu vindo mais tarde a alcançar ainda os novos continentes.

A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. A expressão “Barroco” significa absurdo ou grotesco e foi assim chamado pelos críticos afim de ridicularizar a arte que abdicava das regras do estilo clássico.

Barroco é a denominação dada às manifestações artísticas do século XVII, daí também ser conhecido como seiscentismo.

O Barroco na Inglaterra (Período da Restauração)
O estilo conhecido como Restauração é considerado como o período da arte Barroca na Inglaterra, embora houvesse influência também dos estilos flamengo e holandês.

Aleijadinho

Aleijadinho, o maior nome do barroco latino-americano - ArteRef.

Antônio Francisco Lisboa

1. Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro.

Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo. O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista.

Afirma-se que vem do vocábulo português barroco, uma pérola embutida nas rochas e que apresenta uma aparência irregular. Segundo outra avaliação, provém do francês baroque, que equivale a irregular, extravagante ou bizarro.

Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

Características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Na literatura, o movimento que se alinhou aos ideais neoclassicistas é chamado de Arcadismo. Esse estilo literário, também conhecido por Setecentismo ou Neoclassicismo, seguiu os mesmos padrões estéticos da época, valorizando a simplicidade e clareza, e se opondo à linguagem rebuscada e prolixa do Barroco.

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.