Como é feita a cirurgia de bico de papagaio?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O tratamento cirúrgico consiste na introdução de implantes ósseos no local do disco intervertebral comprometido para estabilizar estas estruturas. Em alguns casos, é necessário realizar a fixação das vértebras com parafusos, ou mesmo a remoção da vértebra, dependendo de como está o quadro de comprometimento.

O bico de papagaio pode afetar apenas um disco na coluna vertebral, mas é comum que vários discos apresentem essa pontinha. Conforme os anos avançam, o bico de papagaio, aos poucos, afeta a estrutura da coluna vertebral, dificultando movimentos, por exemplo.

De uma forma geral, ele não causa dor, mas o sintoma mais destacado quando presente por pacientes com bico de papagaio é uma dor no local, em função do avanço do processo inflamatório na região.

Apesar de não ter cura, o bico de papagaio pode piorar ao longo do tempo e, por isso, é importante realizar tratamentos que ajudem a aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida, podendo ser recomendada a realização de fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos.

Qual o melhor anti-inflamatório para bico de papagaio? Os anti-inflamatórios mais utilizados nesse caso são os coxibes. Quem tem bico de papagaio pode trabalhar? Sim, o bico de papagaio por si só não é uma causa de afastamento do trabalho.

Cirurgia. Casos mais graves de bico de papagaio podem exigir a realização de uma cirurgia para remover as “pontinhas” formadas nos ossos. No entanto, ela só é feita em último caso, quando o paciente tem uma grande perda da qualidade de vida e sente dor ou dificuldade de se movimentar muito acentuadas.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.

Devido a uma série de fatores, entre os quais o próprio envelhecimento, os discos e as articulações vão-se desgastando e provocando instabilidade na região afetada. O corpo reage a esse processo de degeneração com a formação de osso (osteófito), o que pode causar compressão dos nervos e vários sintomas.

Para tratar o bico de papagaio pode ser recomendado medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, para minimizar os sintomas, enquanto busca-se pela origem do problema. As dores na coluna podem ter diversas causas, até mesmo consequências de outras não relacionadas à ortopedia.

Valorize o descanso para o corpo; Mantenha sempre a postura adequada ao ficar em pé ou sentado, mantendo a coluna devidamente alinhada; Caso o médico recomende, faça uso de medicamentos para dor e inflamação; Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada para ajudar a controlar a osteofitose.