Qual grupo de vertebrados o cachorro pertence?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Se você anda se perguntando sobre a condição do animal em ser vertebrado ou invertebrado, a resposta é certa: esses animais são vertebrados. Isso significa que eles possuem coluna vertebral. Falando de modo geral, os cães são mamíferos quadrúpedes, pertencentes ao grupo de carnívoros e da família Canidae.

canídeos

Os cães pertencem à família dos canídeos, composta por lobos, chacais, coiotes e raposas.

Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são grupos de vertebrados.

  • Pastor-alemão
  • Buldogue
  • Labrador retriever
  • Golden retriever
  • Buldogue francês
  • Husky siberiano

A raque nos cães consiste, aproximadamente, em 50 ossos irregulares, as vértebras. Elas estão dispostas em cinco regiões: cervical, torácica, lombar, sacral e caudal. A fórmula vertebral dos cães é descrita como: C7 (cervicais), T13 (torácicas), L7 (lombares), S3 (sacrais), e aproximadamente Cd20 (caudais).

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados. Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Vertebrados são um grupo de animais que, entre outras características, destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio, tais como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

UMA DESSAS CARACTERÍSTICAS PODE SER A PRESENÇA DE OSSOS. OS ANIMAIS VERTEBRADOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM OSSOS, FORMANDO A COLUNA VERTEBRAL E O ESQUELETO. ESSA ESTRUTURA AJUDA A PROTEGER OS ÓRGÃOS E PERMITE QUE ESSES ANIMAIS SEJAM MAIORES. ELES SÃO DIVIDIDOS EM CINCO GRUPOS: PEIXES, RÉPTEIS, ANFÍBIOS, AVES E MAMÍFEROS.

Mamíferos

Mamíferos são animais vertebrados, pertencentes à classe Mammalia, que se destacam pela presença de pelos e pela produção de leite. Atualmente existem mais de 5.300 espécies de mamíferos conhecidas, sendo o ser humano uma dessas.

Com base na diversidade, é possível classificar cães em categorias de acordo com seu peso e sua morfologia. De acordo com o peso, as raças dividem-se em quatro subcategorias: pequena (< 10 kg), média (11–25 kg), grande (26–45 kg) e gigante (> 45 kg).

Os cães são classificados cientificamente da seguinte forma: Filo: Cordados, Subfilo: Vertebrados, Classe: Mamíferos, Ordem: Carnívoros, Família: Canidae.

Por ser um carnívoro social, o cachorro naturalmente deseja fazer parte de uma matilha. Ele vê o mundo de maneira bastante organizada, com regras definidas e claras às quais obedecer e uma hierarquia bem estabelecida de funções e status.

Já nos membros pelvinos, eles possuem o osso pélvico, fêmur, patela, tíbia, perônio, fíbula, 7 ossos tarsais, 4 metatarsais e as falanges; Esqueleto visceral: o qual contém o osso hioideo que segura a língua e o osso peniano, chamado báculo.