Qual fonte de calor agride menos o cabelo?

Perguntado por: dpereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

“A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

O excesso de calor de secador, chapinha e babyliss prejudica a cutícula, que é a responsável pela proteção das camadas mais internas do fio. As altas temperaturas ressecam muito os cabelos, abrindo a cutícula capilar.

Assim como no caso do secador, a comparação entre a escova e a chapinha também entra na questão da habilidade. “A escova secadora tem uma temperatura menor do que a da chapa, então, se a pessoa não tem tanta facilidade para manipular essas ferramentas, ela corre menos risco de danificar o cabelo”, finaliza Andrea.

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

Se você está procurando uma chapinha que mantenha a temperatura estável para você alisar ou modelar o cabelo com tranquilidade, pode apostar na prancha de titânio.

DE OLHO NA TEMPERATURA
Quem tem cabelo fino, não deve passar dos 180ºc, para não queimar os fios; já quem tem cabelos mais grossos e volumosos, pode chegar até 200ºc para facilitar o processo. Por outro lado, quem tem o cabelo frágil ou com química, jamais deve passar dos 150ºc!

Usar o aparelho todos os dias pode não ser prejudicial para os cabelos. Isso, contudo, só vai acontecer se você tomar certos cuidados para evitar que o calor queime os fios, causando ressecamento e até mesmo quebra.

Principalmente no verão, a exposição excessiva ao sol, mar, piscina, aliada ao uso de secadores e chapinhas, pode ser a composição vilã para os cabelos. Além disso, o uso incorreto de prendedores, uma dieta carente em nutrientes e o estresse também podem influenciar.

FIOS GROSSOS
E no caso de cabelos mais grossos ou mais difíceis de serem alisados (quando os fios são crespos ou muito enrolados), então a temperatura utilizada na prancha para modelar os seus cabelos pode ser de 200º, sem correr riscos, mas sem dispensar o amigo protetor térmico, é claro!

Se você pretende manter os fios lisos esporadicamente, o chapinha já irá atender sua necessidade. Além disso, quem descolore e pinta os fios não deve investir em mais um tratamento (a progressiva) com o risco de danificar e até quebrar os cabelos.

Usar a toalha e a escova certas é truque fundamental
Além disso, dê preferência às escovas de cerdas finas. O ideal é que ela tenha cerdas bem unidas, já que esse tipo de escova desembaraça os fios com mais facilidade, deixando-os mais lisos e cheios de brilho.