Quais os exames que faz antes de fazer mastopexia?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Exames que devem ser feitos antes de uma cirurgia plástica mamária

  • De um hemograma completo;
  • Da avaliação da coagulação do sangue;
  • De glicemia de jejum;
  • De um exame de urina;
  • De um eletrocardiograma;

Exames de laboratórios (Hemograma completo, Coagulograma, Glicemia, Anti-HIV opcional, Exame de Urina; E.C.G. e Raio X de tórax PA para maiores de 40 anos) e Fotografia médica. E mulheres acima de 35 anos é feito um estudo da mama com Mamografia e Ultra-som. Evitar cigarro 15 dias antes, no mínimo.

Antes de fazer uma mastopexia, é necessário realizar uma série de exames que têm como objetivo avaliar a saúde geral da paciente. Eles são complementares à anamnese, conversa com a paciente que nos permite entender bem como está o seu estado de saúde.

Alguns exames necessários antes de uma cirurgia plástica
É realizado ainda o eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além de uma avaliação de plaquetas.

Dentre os exames solicitados pelo médico em cirurgias mamárias temos:

  • Hemograma. Muito utilizado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes, leucemia e infecções. ...
  • Glicemia. ...
  • Coagulograma. ...
  • Ureia e creatinina. ...
  • Beta HCG. ...
  • Eletrocardiograma. ...
  • USG de mamas. ...
  • Mamografia.

O médico indicado para a realização da mastopexia é o cirurgião plástico.

Documentos pessoais; Exames realizados e de risco cirúrgico; Objetos de uso pessoal (escova de cabelo e de dente, roupas leves e de fácil colocação, como camisola de abotoar, chinelo etc);

Em seguida, o mamilo e a aréola são reposicionados – as aréolas podem ser reduzidas, se necessário. A pele que está sobrando é removida e as incisões fechadas. A mastopexia com prótese dura, em média, entre 2 horas e meia à 3 horas, podendo sempre haver variações de tempo.

A recuperação da mastopexia costuma ser bem tranquila e não é dolorida, mas é preciso ficar de repouso nos primeiros 15 dias, usar o sutiã cirúrgico e não levantar os braços na linha acima dos ombros durante o primeiro mês. A maioria das atividades do dia-a-dia costumam ser liberadas após 30 dias.

Ao mover os braços, o músculo peitoral que sustenta as mamas também se movimenta, e isso pode afetar a recuperação e a cicatrização. Em um período de 30 dias a paciente não deve levantar os braços num ângulo maior que 90º. Os movimentos devem ser lentos e sempre dentro dos limites recomendados pelo médico.

Para a realização das análises de sangue é necessário jejum que pode variar entre 8 e 12 horas, dependendo da clínica. Além disso, para que os resultados não sejam afetados, é necessário que o paciente não faça uso de álcool e nem fume por pelo menos 48 horas antes do exame.

De rotina, pedimos: exames de sangue e urina, ultrassom de mamas e axilas, mamografia, risco cirúrgico e eletrocardiograma.

Grávidas. Que estão em período de amamentação/ pós-parto. Que possuem risco cirúrgico por conta de problemas de saúde.

Realize uma mamografia antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer alterações futuras no tecido mamário; Parar de fumar bem antes da cirurgia de redução de mama; Evite tomar aspirina, anti-inflamatórios e suplementos de ervas, pois eles podem aumentar o sangramento.

O valor de uma mastopexia com silicone é a partir de R$ 15.290,00 (Junho/2023), nas principais clínicas de São Paulo.

Para terem direito à cirurgia pelo SUS, pacientes com hipertrofia mamária ou gigantomastia precisam comprovar não ter condições de arcar com o procedimento e apresentar laudo médico que ateste o comprometimento do sistema músculo-esquelético, provocando, sobretudo, dores na região da coluna vertebral.