Qual foi o problema de Elias?

Perguntado por: rmota . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

O primeiro erro de Elias foi a expectativa: “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas. Expectativa é você ter uma idealização (…)

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Depois, propôs ao povo um desafio: que se tomassem dois bezerros, um para os profetas de Baal e outro para ele. Deviam preparar todo o sacrifício, mas não colocariam fogo. Cada um clamaria ao seu deus para que consumisse com fogo do céu o holocausto.

O rei Acabe disse à rainha Jezabel que o Senhor derrotaria os sacerdotes de Baal. Jezabel ficou zangada e disse que ela mataria o profeta Elias. Para ficar seguro, Elias deixou a terra de Israel.

Embora Elias fosse um homem de Deus, um profeta, alguém que se dedica a cumprir a missão Deus para seu povo, cansou-se, frustrou-se e sentiu dor na alma, a solidão do caminho.

11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho.

Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2. Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu.

Elias foge para não morrer, salvar sua vida, depois pede que seja YHWH a lhe tirar a vida. O profeta deita-se à espera da morte e, mesmo com a primeira provisão do mensageiro de Jave, volta a adormecer.

Elias convidou todo o povo a se reunir no alto de uma montanha. Ele convidou o rei e seus sacerdotes para um desafio a fim de ver quem era o Deus verdadeiro: o Senhor ou Baal. Elias explicou o desafio. Ele e os sacerdotes sacrificariam um bezerro no altar, mas eles próprios não acenderiam o fogo.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

Elias tinha acabado de provar diante de todo o Israel que era um profeta de Deus. Se Jezabel matasse Elias, possivelmente ela enfrentaria o descontentamento do povo. Então parece que o objetivo principal de Jezabel era fazer Elias fugir. Ela preferia um Elias na caverna em vez de um Elias mártir.