O que fala em Juízes 4?

Perguntado por: odavila . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Em Juízes 4 vemos que os israelitas estavam sob a opressão dos canaanitas, e na sua aflição os filhos de Israel clamaram ao Senhor.

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

4 E Débora, mulher aprofetisa, mulher de Lapidote, julgava Israel naquele tempo. 5 E ahabitava debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela para juízo.

Segundo o Primeiro Testamento, uma mulher assentava-se abaixo da palmeira localizada nas Montanhas de Efraim, entre Ramá e Betel. Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento.

12 Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão. 13 Então fez dominar sobre os nobres entre o povo, aos que restaram; fez-me o Senhor dominar sobre os poderosos.

Débora foi um grande exemplo de liderança na Bíblia!
Ela inspirou o povo a lutar e vencer seus inimigos e ajudou a trazer 40 anos de paz sobre Israel. Os israelitas respeitavam Débora como líder (Juízes 4:4-5).

Foi a única vitória, durante o período dos Juízes, no qual os hebreus reconquistaram o território. Era a participação divina. E do alto do Tabor, Débora viu a vitória do “Povo de Deus” e passou a ser chamada de “Mãe de Israel”.

Ao estudar o livro dos Juízes, os alunos vão aprender que o Senhor permite que Seu povo sofra as consequências de sua infidelidade a Ele. Os alunos vão ver também que o Senhor está disposto a libertar Seu povo tantas vezes quanto se arrependerem de seus pecados.

O sistema judicial civil era inepto e o exército era fraco para defender as fronteiras. Eles estavam escravizados pelos cananeus. O rei dos cananeus era Jabim e o general do exército era Sísera. Débora se tornou juíza nesse contexto e uma libertadora de seu povo durante a guerra.

A história bíblica conta que Débora era uma mulher muito sabia, temente a Deus e usada em profecias. Ela costumava ficar sentava debaixo de uma tamareira e o povo ia constantemente até ela para consultá-la a respeito de suas questões pessoais, ou seja, ela também era uma conselheira e intercessora (Juízes 4:4-5).

Ela é mencionada diversas vezes como um símbolo de vitória, justiça, fertilidade e prosperidade. Em muitas passagens bíblicas, a palmeira é descrita como um sinal de bênção e proteção divina, assim como um símbolo de triunfo e glória. Palmeira no significado da Bíblia.