Qual foi o primeiro site do Brasil?

Perguntado por: abrito8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Segundo o Comitê, o primeiro domínio comercial registrado no País foi da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 17 de agosto de 1995.

A entidade, sediada na Dinamarca, segue na ativa —e o site também. O primeiro "pontocom", por sua vez, foi o symbolics. com, de 15 de março de 1985. O negócio original, de sistemas de computadores, não existe mais, mas o domínio ainda está no ar, de posse de outros donos.

symbolics.com

O primeiro domínio registrado foi o symbolics.com, em 1985, por uma fabricante de computadores em Massachusetts, nos Estados Unidos. Nessa época, qualquer um poderia registrar um domínio gratuitamente. Só a partir de 1995 esse procedimento se tornou pago.

O primeiro website nasceu no dia 6 de agosto de 1991 no escritório do engenheiro inglês Tim Berners-Lee, na época funcionário do CERN, o laboratório de pesquisas atômicas da Europa. Comumente confundida com a própria internet, a web se tornou uma plataforma de comunicação tão importante quanto o rádio e a televisão.

Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.

Google? Yahoo? Que nada: o primeiro site para fazer buscas na web chamava Archie e foi criado em 1990 por Alan Emtage, estudante da Universidade McGill. Ainda está no ar, mas fazer pesquisas nele é… moroso.

Criação do primeiro site da internet
O primeiro site da história ficou conhecido como The Project e foi criado por Tim Berners-Lee. Ele era britânico e nasceu em 1955, sendo formado em física pela Oxford. Ele foi ao ar oficialmente no dia 6 de agosto de 1991 e mostra um conteúdo bastante simples.

sex.com

O domínio "sex.com" foi registrado em 1994 por Gary Kremen. Em 2006 ele havia sido vendido por US$ 11,5 milhões.

1. Domínio morfoclimático amazônico. O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.

em 1991

No Brasil, o primeiro site surgiu em 1991 e o primeiro site brasileiro também foi ligado à pesquisa. Foi a Rede Nacional de Pesquisa, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo era o desenvolvimento científico. Entretanto, apenas em 1995 que foi possível a exploração comercial da internet.

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

06 de agosto de 1991

O primeiro site do mundo está completando quase 30 anos, foi criado em 06 de agosto de 1991 por Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), responsável por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989 e considerado o pai da Web.

A história do Wi-Fi
O Wi-Fi como hoje o conhecemos começou a surgir com os primeiros testes pelo IEEE em 1997, à época transmitindo no máximo 1 Mbps. Em setembro de 1999, foi formado por seis empresas o conglomerado que desenvolveria essa tecnologia e até hoje é responsável por sua distribuição, o Wi-Fi Alliance.

Sociedade da Internet

A Internet é simplesmente uma rede de redes grandes, médias e pequenas. Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet.

O que é WWW:
WWW é a sigla para World Wide Web, uma rede mundial de computadores interligados. A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

No Brasil, a Internet surgiu no final da década de 80, quando as universidades brasileiras começam a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos. Entretanto, foi a partir de 1989, quando se fundou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que o projeto de divulgação e acesso ganhou força.