Qual foi o primeiro povo que comemorou a Páscoa e por quê?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito.

A celebração cristã da Páscoa é uma herança da celebração judaica e surgiu a partir de uma ressignificação da celebração que acontecia entre os judeus. O crescimento da Páscoa entre os cristãos forçou a Igreja Católica a estabelecer critérios que definem a data de celebração da Páscoa todos os anos.

A Páscoa é uma das festas mais tradicionais do calendário cristão e tem suas origens baseadas tanto na tradição judaica como em elementos pagãos que foram apropriados de povos cristianizados, como os germânicos.

Provavelmente a Páscoa nasceu como uma festa em comemoração do nascimento das ovelhas na primavera". Para os judeus, a época celebra a libertação do povo hebreu após anos de escravidão do Egito.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

Há uma passagem na biblia que diz que Jesus mandou Pedro e João a Jerusalém a fim de preparar o local da Última Ceia, estes perguntaram a Jesus onde seria realizada a ceia e Jesus respondeu que eles seguissem um homem com uma bilha com água no ombro e na casa em que ele entrasse seria o local.

Até mesmo adeptos de religiões que não seguem o cristianismo — e, por isso, não celebram a Páscoa cristã —, aproveitam a data como pretexto para degustar os doces feitos de cacau. Eles são a sensação da festa religiosa, marcada pela memória à paixão e ressureição de Jesus Cristo.

Os hebreus celebravam a festa da Páscoa comendo o cordeiro pascal, os pães ázimos, as ervas amargas e bebendo quatro copos de vinho. O cordeiro lembrava que Deus poupou a casa dos hebreus, que estava marcada com o sangue, e passou adiante, quando feriu os primogênitos dos egípcios e livrou os filhos de Israel.

Na tradição hebraica, a festa aconteceu porque Javé enviou uma ordem para que Moisés repassasse aos hebreus. Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito. Em referência a isso, esse povo chama a sua Páscoa de “Pesach”, que significa “passagem”.