Qual é o sexto dia da semana?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Sexta-feira

Sexta-feira é um dia útil considerado o sexto dia da semana, seguindo a quinta-feira e precedendo o sábado.

sábado

O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o sétimo dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.

O Sabbath (Dia do Senhor) ocorre a cada sétimo dia. É um dia santo ordenado por Deus para descansarmos dos labores diários e adorá-Lo.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

domingo

No Brasil e em Portugal, assim como na Grécia, no Japão, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em países anglo-saxões em geral, por fundamentação bíblica e etimológica, o domingo é considerado o primeiro dia da semana.

Dia do Sábado (Dia de Descanso)

Jesus, depois de haver ordenado ao homem a se colocar no centro da assembleia, formula uma pergunta decisiva: “Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer?”. Os espaços para a resposta são restritos: curar ou não curar, ou, curar ou destruir.

6º dia: Deus criou os animais terrestres; fez também o homem e a mulher segundo sua imagem. 7º dia: Deus vendo que Sua criação fora perfeita, descansou no sábado abençoando e santificando este dia.

Ver Êxodo 25:30; Lev. 24:5–9; 1 Sam. 21:1–6. O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Trata-se dos sabatistas, religiosos que guardam o sábado, a exemplo dos judeus e dos adventistas.

Domingo

Domingo: O dia santo da semana - Comunidade Católica Shalom.