O que aconteceu no século 19?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Foi uma fase de inúmeras mudanças na história mundial, marcada por revoluções, descobertas, críticas e inovações. No século XIX ocorreram muitos conflitos e revoluções que marcaram a história mundial e a história do Brasil, como a Revolução de 1848 e a Proclamação da República no Brasil em 1889.

O século XIX se inicia no ano de 1801 e termina no ano de 1900. O período ficou marcado pelo colapso de alguns impérios e crescimento de outros. Houve também grandes avanços científicos, o aumento na exploração, com o Neocolonialismo, e grandes conflitos militares.

O século XIX é conhecido como o século da história. Podemos dizer que o século XX foi o século da historiografia.

O século XIX apresentou uma série de invenções importantes e, pode-se dizer que, também foi século da invenção das ciências biológicas: 1821 – inventou-se o motor elétrico. 1824 – fundou-se a dinâmica do calor ou termodinâmica. 1843 – surgiu o primeiro telégrafo elétrico.

Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.

Nas cidades, as pessoas frequentavam o teatro, a ópera, os cafés, os clubes as festas, os bailes e os jardins públicos. O vestuário da burguesia e da nobreza das cidades seguia a moda francesa. O do povo adaptava-se ao trabalho que faziam.

O século XIX, uma época de revoluções! Inspirando-se na Revolução Francesa de 1789, os povos através da Europa desafiaram as classes aristocráticas dominantes e lutaram pelo desenvolvimento dos direitos civis e humanos, pela democracia e pela independência nacional.

No século XIX as famosas cidades industriais aparentavam ser violentas, sujas, lota- das e fumaçantes, onde era muito comum se ver roubos e a corrupção se espalhava cada vez mais. Viver nessas cidades era praticamente uma luta pela sobrevivência.

No século XIX houve um grande florescimento da ciência. Todas as áreas do conhecimento registraram avanços e a ciência passou para o domínio publico, tornou-se mais popular. Em 1831,na Inglaterra, foi criada a Associação Britânica para o processo da Ciência, exemplo seguido pelos Estados Unidos em 1848.

Ao longo do século XIX, a visão de historiografia desenvolvida no IHGB era bastante influenciada pelas ideias iluministas. Vista como “mestra da vida”, a História era concebida cronologicamente, com o passado servindo de exemplo para a construção do futuro.

As duas principais mudanças econômicas ocorridas no século XIX foram o avanço da industrialização e a expansão do método capitalista de produção, com o consequente desenvolvimento do socialismo científico. Com a Revolução Industrial, a indústria se torna uma regra nos países desenvolvidos.

No século XIX, o Brasil vivenciou mais um processo migratório composto por trabalhadores italianos que vieram trabalhar nas lavouras de café, quando os primeiros indícios da abolição da escravatura já apontavam no governo brasileiro.

Os escravos trabalhavam em grandes propriedades rurais e em minas de ouro. Os homens eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis e perigosas. Já as mulheres exerciam atividades domésticas. Os escravos comiam alimentos de má qualidade, dormiam na senzala (galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos.

Já no Brasil, nós tivemos a Revolução de 1848 e a Proclamação da República, em 1889. Além disso, no século XIX viveram muitos filósofos e pensadores que criaram teorias e reflexões responsáveis por mudar vários padrões da sociedade da época. O século XIX também foi importante para as artes no geral.

decadência da monarquia brasileira, fim da mão de obra escrava que foi substituída pelo trabalho assalariado e campanha abolicionista que culmina a lei áurea.