Qual foi o feedback mais importante que você já recebeu?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Escolha um feedback que realmente tenha tido o sentido para você e quem foi que te deu este feedback. · Qual foi a principal transformação que ele teve em suas rotinas de trabalho? Compartilhe de que modo você ressignificou este feedback e quais as soluções que você desenvolveu para melhorar.

Encorajá-lo mais ainda com um feedback positivo também é uma ótima opção. Um exemplo é: [nome da pessoa], percebi que você sempre dá o seu melhor em todas as suas atividades, não é à toa que conquistou [tal resultado]. Gostaria de te parabenizar e agradecer por esse comprometimento.

Feedback, palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário. Na prática, é também um termo incorporado ao idioma português, sendo empregado justamente para expressar um ponto de vista. É uma forma de avaliar e opinar sobre a realização de uma tarefa, por exemplo.

Quais são os tipos de feedback?

  1. Feedback positivo. O feedback positivo é muito utilizado pelas empresas para pautar ações que, de alguma forma, foram positivas para a equipe. ...
  2. Feedback construtivo. ...
  3. Feedback negativo. ...
  4. Feedback ofensivo.

Para quem o recebe, o feedback precisa ser útil e cumprir o papel educativo e nunca punitivo. A ideia sempre é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre feedback negativo e positivo. Qualquer feedback negativo deve ser claro e oportuno, mas não tão duro que possa ser percebido como crítica. Em relação ao feedback positivo, você precisa garantir que ele não ofusque qualquer ponto negativo que precise ser abordado.

Um feedback nada mais é do que uma resposta dada a um estímulo como uma maneira de avaliá-lo. No ambiente interno de uma empresa, isso diz respeito às avaliações de desempenho realizadas com a equipe, tanto a respeito do que se espera de colaboradores, quanto às suas expectativas relacionadas à organização.

1. Agradeça. Sempre que receber um feedback positivo, a primeira coisa que você deve fazer é agradecer. Essa é uma forma de retribuir o esforço que a pessoa dedicou para lhe enviar um elogio e trazer as suas percepções relacionadas aos aspectos que mandou bem.

Todo feedback, seja positivo ou construtivo, deve ser estruturado com base nos próximos exemplos de feedback escrito e seguindo essas três características:

  1. Ter como base um comportamento.
  2. Mostrar o impacto desse comportamento.
  3. Dar sugestões de melhorias.

Um feedback construtivo não é feito apenas de elogios — se não, nada seria “construído” —, precisa sim apontar lacunas e falhas dos profissionais. No entanto, essa conversa deve ser respeitosa e considerar os sentimentos de quem recebe para evitar problemas mais tarde.

O feedback positivo é o processo de reconhecimento do desempenho ou de uma conquista de um colaborador, tendo como objetivo motivá-lo em seu trabalho. Esse retorno positivo pode ser dado por seu gestor ou colegas de trabalho e pode ajudar a promover o engajamento e a retenção de talentos.

O objetivo do feedback é contribuir para o crescimento do colaborador como profissional, ajudando-o a identificar onde estão seus pontos fortes e fracos, bem como auxiliar na indicação de como melhorar suas falhas.