É correto falar etnia?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo. Os nomes de povos indígenas são aportuguesados e escritos com inicial minúscula.

Isto leva à ideia de que existiriam raças de seres humanos superiores a outras. Portanto, etnia é um termo largamente aceito para identificar grupos de seres humanos com diferentes características socioculturais ou até mesmo físicas.

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

A forma etniasé [feminino plural de etnia] .

Coletividade de indivíduos: 1 classe, cultura, descendência, estirpe, família, geração, grupo, linhagem, povo, raça.

O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos.

A ciência que estuda as etnias é conhecida como Etnologia. Também conhecido como etnólogo, é um pesquisador especialista que estuda as etnias.

Nação é um termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes relativamente homogêneos, ou seja, semelhantes entre os seus pares.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

Cafuzo: São descendentes de índios e negros. Indígenas: São nativos da região brasileira. Brancos: São os que apresentam pouca pigmentação, ou seja, pele clara.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.