Qual foi a consequência de uma alta taxa de natalidade?

Perguntado por: aribeiro7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

O crescimento vegetativo nos países desenvolvidos foi causado principalmente pelo aumento do número de nascimentos, enquanto nos países subdesenvolvidos houve redução da mortalidade infantil, o que significa dizer que houve queda no total de mortes de crianças de até um ano de idade.

Se em um determinado local o resultado da taxa de natalidade é maior que o de mortalidade, a população está crescendo. Se a taxa de mortalidade for maior que a de natalidade, a população do local está diminuindo.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

A principal consequência socioeconômica da redução da taxa de natalidade e, consequentemente, do envelhecimento populacional é a redução da chamada População Economicamente Ativa (PEA). Logo, países que passam por esse fenômeno demográfico apresentam uma redução da mão de obra disponível para trabalho.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

Expressa a freqüência anual de nascidos vivos. A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo. Taxas elevadas estão em geral associadas a baixas condições socioeconômicas e culturais da população.

O número de habitantes do Brasil é resultado de um acelerado processo de crescimento natural ou vegetativo que ocorreu a partir do século XIX e foi incrementado no transcorrer do século XX, resultado dos elevados índices de natalidade e da imigração que ocorreu no país.

O crescimento acelerado da população mundial produz consequências para o meio ambiente, como, por exemplo: aumento da poluição; desmatamento de áreas para ocupação, plantio e instalação de atividades econômicas; superexploração dos solos, que ocasiona a degradação da sua estrutura e o esgotamento de nutrientes.

Segundo pesquisas do IBGE, a taxa bruta de natalidade no Brasil por mil habitantes era de 20,86 no ano 2000 e, em 2015 passou para 14,16. Já a taxa de mortalidade em 2000 era de 6,67 e em 2015 de 6,08.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Na década de 60, por exemplo, essa taxa estava em torno de seis filhos por mulher; na década de 80, eram quatro filhos por mulher; no ano de 2000, essa taxa de fecundidade era de 2,2 e, em 2020, uma média de 1,65 filhos.

Abolição. Em outubro de 2015, a agência de notícias chinesa Xinhua anunciou planos do governo para abolir a política do filho único, permitindo, agora, que todas as famílias tenham dois filhos, conforme um comunicado emitido pelo Partido Comunista.

Taxa de natalidade - Classificações de países
O médio por 2021 foi 18.88 nascimentos por 1000 pessoas. O valor mais alto foi em Níger: 45.29 nascimentos por 1000 pessoas e o valor mais baixo foi em Hong Kong: 5 nascimentos por 1000 pessoas. Abaixo há um gráfico para todos os países onde existem dados disponíveis.