Qual foi a causa da Guerra dos Sete Anos?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A Guerra dos Sete Anos ocorreu por causa das disputas territoriais tanto na América como na Europa. No continente americano lutaram Inglaterra, França e Espanha; na Europa, estes mesmos país, mais Áustria, Prússia, Império Sueco, Império Russo e Espanha.

Como foi a Guerra dos Sete Anos? A guerra começou em 1756, quando o rei prussiano Frederico II invadiu o Eleitorado da Saxônia, que pertencia ao Sacro Império Germânico. Os germânicos contavam com apoio da Rússia, da França e da Áustria, que, prontamente, enviaram seus soldados para conter o avanço prussiano na Europa.

A Guerra dos Sete Anos foi um dos principais conflitos militares ocorridos no século XVIII. Esta guerra envolveu vários reinos europeus entre os anos de 1756 e 1763, sendo que os conflitos também se estenderam para os territórios coloniais na África, Ásia e América do Norte.

Entre todas as nações envolvidas, a França foi contundentemente afetada com a entrega de várias áreas coloniais para os ingleses. Com o fim do conflito, a Inglaterra saiu como grande vitoriosa, mas os custos gerados pela guerra enfraqueceram a sua economia.

Em sete anos, guerra da Síria já tem mais de 511 mil mortos - Jornal O Globo.

Lei do Açúcar (1764): reduzia o imposto sobre o melaço, porém aumentava os impostos do açúcar, vinhos, seda, etc. Essa lei visava destruir o rentável comércio triangular. Lei da Moeda (1764): proibia a emissão de papel-moeda na colônia.

A Guerra dos Sete Anos foi um dos principais conflitos do século XVIII, pois envolveu as principais nações da época, reverberando também no continente americano. A Guerra dos Sete Anos (1754-1763) foi um dos principais conflitos que ocorreram no século XVIII.

Os colonos visavam aos lucros na comercialização dos produtos agrícolas que eram vendidos na Europa. Esse tipo de colonização foi semelhante ao das colônias portuguesas, que eram utilizadas com a finalidade de fornecer riquezas para os colonizadores através, por exemplo, da prática do trabalho escravo.

A Guerra dos Sete Anos foi uma série de conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763, durante o reinado de Luís XV, entre a França, a Monarquia de Habsburgo e seus aliados (Saxônia, Império Russo, Império Sueco e Espanha), de um lado, e a Inglaterra, Portugal, o Reino da Prússia e o Eleitorado de Hanôver, ...

2 - Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a Coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis, destacam-se: a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.

1756

A Guerra dos Sete Anos começou em 1756, quando houve as disputas pelo território da Silésia, entre Áustria e Prússia, e pela ilha de Minorca, entre França e Inglaterra. A partir desse ano, os conflitos ganharam volume e atingiram também o continente americano.

Consequências da independência dos Estados Unidos
O modelo de republicano de Estado serviu de exemplo para outros países, como o Brasil; França e Espanha recuperaram territórios americanos que haviam perdido; Permitiu a divisão interna do território americano, que levaria anos mais tarde à Guerra Civil.