Qual foi o primeiro país do continente americano a abolir a escravidão?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 15 votos

No continente americano, a primeira questão de destaque foi a proibição do tráfico negreiro. O primeiro país a proibir o tráfico ultramarino de escravos foram os Estados Unidos, em 1808.

Egito Antigo

A escravidão foi presente nas sociedades do Egito Antigo por mais de dois milênios. Desde o Império Antigo (c. 2700–2200 a.C.), prisioneiros de guerra eram escravizados e um grande contingente da população realizava trabalho compulsório.

Brasil

O Brasil utilizou-se do trabalho escravo desde o início da sua colonização e foi o último país a abolir o regime escravocrata. Isso só aconteceu no século XIX, após o imperador D. Pedro II não resistir mais à pressão da Inglaterra, de outros países europeus e da sociedade brasileira da época para libertar os negros.

Veja alguns dos países que mais demoraram a abolir
Foi a Mauritânia, no noroeste da África, entre o Saara Ocidental e o Senegal.

Em 22 de agosto de 1791, começa uma guerra civil. No ano seguinte, um terço da ilha estava sob o controle dos revolucionários e em 1793 é proclamado o fim da escravidão.

Província do Ceará

Província do Ceará foi a primeira a proibir escravatura. Na quarta-feira (25), é comemorada a Data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará - a primeira província brasileira a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884.

Campinas

Considerada por historiadores como a última cidade brasileira a abolir, na prática, a escravidão da população negra, Campinas (SP) detém justamente na principal rua do comércio no Centro a data simbólica que marca, nesta sexta-feira (13), os 134 anos da abolição garantida pela Lei Áurea.

Em termos absolutos, os países com mais escravos são Índia (13.956.010), seguida de China (2.949.243), Paquistão (2.127.132), Nigéria (701.032), Etiópia (651.110) e Rússia (516.217).

Como exceção, tivemos a abolição nas colônias holandesas, em 1863, Estados Unidos da América, em 1865 e no Brasil, em 1888. No caso brasileiro, razões psicológicas explicam esse atraso.

Brasil é o país

Entre as Américas, o Brasil é o país que mais recebeu escravizados. Já a região conhecida como “América Espanhola”, que contemplava países como Chile e Argentina, recebeu 1,29 milhão de negros.

Em quais lugares nunca houve escravidão? Baniram a escravidão assim como o Zanzibar, Gana , Turquia e Cuba . No caso brasileiro o mesmo aconteceu em 1888 através da Princesa Isabel de Bragança pela Lei Áurea.

Foi a Dinamarca, em 1792 – mas a lei criada nessa data só entrou em vigor em 1803.

Segundo o documento, 58% dessas pessoas vivem em apenas cinco países: Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão. Já os países com a maior proporção de população em condições de escravidão são a Coreia do Norte, o Uzbequistão, o Camboja e a Índia.

Fig. Mapa atual da região das Antilhas, no Mar do Caribe. No final do século XVIII, o Haiti era chamado de São Domingos e a atual República Dominicana era Santo Domingo, colônia espanhola.

Em 1792, um terço da ilha já estava sob o controle dos revolucionários e em 1793 é proclamado o fim da escravidão. Com isso, o governo francês percebeu que não seria capaz de derrotar os revolucionários e reestabelecer seu domínio sobre a ilha, assim, decidiu abolir formalmente a escravidão na colônia em 1794.

A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi cedida à França pela Espanha em 1697. No Século XVIII, a região foi a mais próspera colônia francesa na América, graças à exportação de açúcar, cacau e café.