Quem iniciou a guerra dos 30 anos?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Guerra dos Trinta Anos começou com o embate entre católicos e protestantes dentro do Sacro Império Germânico. A dinastia Habsburgo dominava vários reinos europeus e manteve sua fidelidade à Igreja Católica proibindo as celebrações protestantes em seus domínios, gerando revoltas e ataques de outros reinos protestantes.

A Guerra dos Trinta Anos aconteceu na Europa Central entre 1618 e 1648, sendo, na história europeia, um dos conflitos de maior mortalidade. Teve como motivação inicial as diferenças religiosas existentes entre cristãos católicos e protestantes, mas logo ganhou outros contornos.

O conflito se concentrou principalmente entre o Sacro Império Romano-Germânico, católico e dominado pela casa de Habsburgo, e um vasto conjunto de cidades e principados alemães protestantes, apoiados primeiro pelas principais potências anticatólicas, o Império Sueco e os Países Baixos, e depois também pela França ...

23 de maio de 1618

No dia 24 de outubro de 1648, o imperador Ferdinando 3º assinou a Paz da Vestfália com a Suécia e a França. O documento marcou o fim do primeiro grande conflito europeu.

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

1918: Fim do império dos Habsburgos - No dia 11 de novembro de 1918, o imperador austríaco Carlos 1º renunciou ao trono, encerrando assim os mais de 600 anos da dinastia dos Habsburgos, que teve ramificações até na América espanhola e no Brasil.

A Paz de Westfália foi um acontecimento histórico marcado pela assinatura de dois tratados de paz nas cidades alemãs de Münster e Osnabrück, em 1648, e que colocou fim a Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648). Para lembrar, a Guerra dos Trinta Anos marcou o século XVII como um dos conflitos mais sangrentos da história.

Período Francês (1635-1648)
Para derrotar a dinastia dos Habsburgo, a França decidiu, em 1635, invadir o território germânico. Nessa parte da Guerra dos Trinta Anos, as questões religiosas não tiveram tanta relevância como nas fases anteriores. O problema dos franceses com o Sacro Império era político.

O país mais protestante do mundo é os Estados Unidos da América, com quase 163 milhões de seguidores.