Qual país se dividiu entre a Guerra das Rosas?

Perguntado por: aaparicio7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Inglaterra

A Guerra das Rosas foi uma guerra civil que dividiu a Inglaterra, em meados do século XV. Essa guerra aconteceu entre 1455 e 1485 e colocou York e Lancaster – duas famílias nobres – na disputa pelo trono inglês.

O contexto histórico da Guerra das Duas Rosas se resume na disputa pelo trono originada por causa da instabilidade política criada pela sucessão após a morte de Eduardo III e a sucessão de Ricardo II. As causas da guerra foram a busca por poder e a ocupação do trono pelas famílias York e Lancaster.

A Guerra das Rosas foi uma guerra civil que dividiu York e Lancaster na disputa pelo trono da Inglaterra entre os anos de 1455 e 1485 e encerrou-se a com a ascensão dos Tudor. A Guerra das Rosas leva esse nome por conta dos símbolos de York e Lancaster, uma rosa branca e vermelha, respectivamente.

A Guerra das Duas Rosas é um conflito de grande importância para a compreensão do processo de formação da monarquia nacional inglesa. Essa guerra surgiu com a rivalidade entre duas famílias nobiliárquicas: os York e os Lancaster.

Henrique Tudor, liderando o exército da Casa Lancaster, mata o Richard III. Henrique Tudor casa-se com a filha de Edward IV, Elizabeth de York, pondo fim ao movimento chamado Guerra das Rosas e dá início à dinastia Tudor.

A Guerra das Rosas foi um confronto dinástico entre os Lancaster e os York pelo trono inglês entre os anos de 1455 a 1485. Os casamentos eram realizados como acordos políticos, objetivando-se a sucessão real. Foram décadas de intensos conflitos, com idas e vindas de ambas as dinastias no poder da Inglaterra.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.

A Casa de Iorque ou Casa de York (em inglês: House of York) foi uma dinastia de reis ingleses do século XV e uma das facções beligerantes da Guerra das rosas contra a Dinastia de Lencastre. O seu nome deriva do facto dos seus membros descenderem de Ricardo, Duque de Iorque e o seu símbolo era uma rosa branca.

Guerra dos Cem Anos

Guerra dos Cem Anos - derrota inglesa - Do Tratado de Brétigny a Joana D'Arc.

Em 2 de agosto de 1914, quando tropas alemãs invadiram a cidade belga de Liège, o rei da Bélgica pediu ajuda a esses países. O Reino Unido deu um ultimato ao Império Alemão, exigindo o fim da invasão.