Qual ferro de passar que não gruda na roupa?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

As opções mais comuns de base são antiaderente, cerâmica e durilium. A base antiaderente, como o alumínio, é a mais em conta das três, e tem como benefício o fato de não grudar no tecido e ter uma fácil limpeza, além de ter um aquecimento mais rápido.

O vapor faz com que as roupas fiquem mais maleáveis, ou seja, mais fáceis de serem passadas e também mais macias, o que acaba resultando em um serviço mais rápido e eficiente. Além disso, os modelos a vapor também costumam ser mais leves e apresentam menos riscos de queimar as roupas.

Na hora de comprar, escolha os ferros que possuem base de resilium (anodizada), pois este material dura mais, não risca, é mais fácil de limpar, não mancha e desliza melhor sobre os tecidos. Dê preferência aos ferros com as opções “a vapor” e “seco”. A opção “a vapor” mantém as fibras macias e o calor as deixa lisas.

Black & Decker Metálico

Se você busca um ferro robusto e que tem décadas no mercado, recomendamos o Ferro de Passar a Seco Black & Decker Metálico. Mas se está à procura do melhor custo-benefício, sugerimos o Ferro de Passar a Seco Cadence Petit 100.

A maior vantagem da base antiaderente é que ela é bem em conta e evita que o ferro grude mesmo em tecidos delicados. Além disso, basta passar um pano úmido pra limpar esse tipo de base! Já a base cerâmica é incrível porque dá um brilho bem bonito até mesmo em tecidos mais pesados, como linho e jeans.

No custo-benefício, o Oster Ultra Care é mais vantajoso
Ainda assim, se você preferir a opção da Arno, não vai se decepcionar: mesmo com essa diferença, ele é eficiente e bem prático de usar.

Guardar o ferro com água dentro
Também não coloque amaciantes e outros produtos, que podem estragar o equipamento e levar à perda da garantia do fabricante.

Esse é um modelo mais prático, que não usa água e pode ser usado com qualquer tipo de tecido. Até mesmo seda, tecidos sintéticos e brilhantes, que muitas vezes não suportam o vapor, podem ser passados a seco. Quer mais praticidade? Veja a nossa seleção com os melhores ferros de passar a seco e escolha o seu!

Para quem está à procura de um ferro de passar a vapor barato, o Electrolux Easyline SIE60 pode ser uma boa opção. É um dos modelos com melhor custo-benefício da nossa lista. Mas apesar do preço baixo, não se engane: ele ainda tem excelentes recursos e funções.

Por que o ferro de passar dura somente 9 meses?

Ferro a vapor x ferro a seco
Ele também é indicado para passar a seda e tecidos sintéticos, que não podem ser passados com o modelo a vapor. Por outro lado, o ferro a seco consome mais energia e demora mais tempo para remover vincos e desamassar totalmente os tecidos. O esforço, portanto, é maior.

O produto de melhor custo-benefício é o ferro Electrolux SIE60. Com as opções de funcionamento a seco e a vapor, oferece mais liberdade para garantir a qualidade e beleza das roupas a cada uso do aparelho. Há dois níveis de vapor para se adaptar aos diferentes tipos de tecidos.

Independentemente do tipo de ferro de passar a seco, seu funcionamento ocorre por meio da conversão de energia elétrica para energia térmica depois de passar por uma resistência.