Qual exercício deixar o glúteo empinado?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os principais exercícios que prometem empinar o bumbum são:

  1. Agachamento;
  2. Passada;
  3. Afundo;
  4. Elevação pélvica.

1. Pratique exercícios específicos para o glúteo. A princípio, os exercícios são uma das maneiras mais eficazes de trabalhar os músculos do bumbum e promover o aumento e a elevação dessa região. Entre os exercícios mais recomendados estão o agachamento, o levantamento terra, o afundo, o glúteo 4 apoios e o stiff.

Como melhor agachamento para aumentar os glúteos estão o agachamento livre e o agachamento sumô. O primeiro é regra para quem deseja hipertrofiar os músculos, além disso, esse tipo de exercício é capaz de produzir hormônios anabólicos.

O agachamento é campeão quando o objetivo é ter um bumbum mais empinado. Isso porque ele trabalha vários músculos de uma só vez.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Deves reservar, pelo menos, um dia de descanso entre duas sessões treinos. Dois a três treinos por semana são suficientes para desenvolver os glúteos.

A ativação do glúteo em um agachamento depende em grande parte da sua postura, padrão de movimento, amplitude de movimento e anatomia. Adotar uma postura com os dedos levemente para fora (até 45º) gira externamente os quadris e permite que você faça um agachamento mais profundo para maior ativação do glúteo.

Segundo a personal trainer nova-iorquina Kristy Zurmuhlen, o ideal é treinar as pernas e glúteos duas ou três vezes por semana, mas a chave do sucesso está em ir mais além.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

Para uma pessoa treinada, pode não significar nada, para os demais, pode custar a saúde dos músculos e articulações.

O maior risco é o tão temido catabolismo. Que nada mais é que a perda da massa magra. Por isso não adianta treinar glúteos todos os dias, por exemplo. Foque nos exercícios certos, com execução, tempo de descanso e velocidade corretas.