Qual exame detecta torcicolo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

O médico realiza um exame físico para diagnosticar o defeito. Eles também realizam exames de imagem, como radiografias dos ossos do pescoço e dos ombros, em busca de problemas.

Como saber se é torcicolo? Os sintomas mais comuns são dor e rigidez no pescoço, dificuldade em movimentar a cabeça e sensação de tensão muscular na região. Se esses sintomas persistirem por vários dias, é importante buscar avaliação médica para confirmar o diagnóstico.

Em casos mais leves, os pacientes podem apresentar dores no pescoço, rigidez, limitações nos movimentos, cefaleia e torcicolo. Já nas condições mais graves e avançadas podem haver dormência na região cervical, febre alta e redução de força nos braços e nas pernas.

O tratamento do torcicolo é conservador, incluindo calor local, uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Alongamento, acupuntura e aparelhos de fisioterapia, como ultrassom e TENS, podem ser associados à terapia, visando a melhora sintomática.

A melhor fórmula de como curar torcicolo é dada por um médico ortopedista qualificado. Por fim, o paciente que apresenta torcicolo pode ser indicado para um tratamento com fisioterapeuta, para fortalecer os músculos da coluna cervical.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Os sintomas de torcicolo podem variar de intensidade, mas sempre afetam o dia a dia. Além disso, o torcicolo pode ser confundido com uma dor muscular simples e ter o tratamento negligenciado.

Quanto tempo dura? Se o torcicolo não melhorar em até 24 horas, ela dura de 3 até 5 dias. Caso ela dure mais do que isso acompanhada de sintomas como a febre, dificuldade para engolir, formigamento, perda de força apareçam, é necessário a busca por ajuda profissional.

Fatores de risco
Histórico familiar para o problema (se for torcicolo relacionado a alguma patologia); Presença de anormalidades congênitas na coluna cervical; Uso de drogas que possam levar ao espasmo muscular; Traumas anteriores na região.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.