Qual é o significado do nome Maria Madalena?

Perguntado por: acardoso3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Maria Madalena: Significa “senhora soberana da Magdala”, "vidente habitante de Magdala", “mulher pura que vive na Torre de Deus”. É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Madalena.

Paralelamente, o termo “Madalena” significa “torre” em aramaico. Em termos simbólicos, a torre é um lugar privilegiado, do qual se pode ter uma visão mais ampla das coisas. Coincidentemente, ela é a personagem da narrativa bíblica que percebe inicialmente que a sepultura de Cristo estava vazia ao terceiro dia.

A principal pista sobre sua origem está no nome: originalmente, Maria de Magdala, ou seja, nascida em Magdala, uma vila de pescadores próxima ao Mar da Galileia, localizada a 10 km de Cafarnaum, a cidade que foi a base de Jesus na vida adulta.

No grego original dos evangelhos, ela nunca é 'Maria Madalena'. Na verdade, ela é descrita como 'Maria, chamada Madalena', ou 'Maria, a Madalena', como se o segundo nome fosse dado à ela como um título.

Hebraico, a dos cabelos penteados. Pessoa discreta e observadora que prefere ouvir a falar.

Os evangelhos são unânimes em afirmar que Maria Madalena permaneceu firme, com outras mulheres, junto à cruz durante a crucificação de Jesus e depois no sepultamento. Madalena ainda voltou ao sepulcro de Cristo no domingo de manhã, mas para sua surpresa, ela encontra a tumba vazia.

Éfeso, Turquia

Jesus casou com Maria Madalena e teve dois filhos – Livro – Observador.

Jesus nunca existiu, defende historiador americano
Ela teria tido dois filhos com ele. E, ao que tudo indica, o novo “Evangelho” cita o nome dos supostos descendentes.

As três estrelas foram batizadas com nomes árabes: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam o cinto, a pérola e a corda, caracterizando os elementos do cinturão do caçador Órion. Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição.

Evidências na Bíblia sobre Maria Madalena:
Ela era uma das mulheres que ajudaram Jesus e seus discípulos enquanto estes pregavam o evangelho (Lucas 8:1-3); Ela e muitas outras mulheres seguiram Jesus desde a Galiléia quando ele foi para Jerusalém no final do seu ministério (Mateus 27:55-56);

João 12:3: Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos.

Maria

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.

Sendo assim, o nome original de “Maria Madalena” na verdade é: Miryam de Magdala. Um estudo do Instituto de Estudos Bíblicos de Israel, referência mundial no ensino do idioma original da Bíblia, o hebraico, e nas pesquisas bíblicas, confirma tudo isso.

O significado do nome Maria – De origem hebraica, Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, “é um nome de origem incerta, e provavelmente tenha vindo do hebraico Myriam, que significa 'senhora soberana, vidente'.