Qual é a história da cigana Sara?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Esta cigana é de origem do Norte Europeu, era Moldovája, nascida na Moldóvia. Desde cedo mostrou sua importancia de forma suave, os que a conheciam. Não mais se esqueciam dela, o poder da doçura conferia um grande numero de amigos. Sempre foi muito bem sucedida no que propunha fazer.

Sara Kali é a padroeira do Povo Cigano e é considerada santa pela Igreja Católica, a qual a canonizou em 1712, apesar de seu culto ser pouco divulgado pela Igreja.

A cigana Hyara Flor Santos Alves, de 14 anos, foi morta a tiros, na última quinta-feira, em Guaratinga, no extremo sul da Bahia. Ela estava casada apenas há dois meses com seu marido, um adolescente também de apenas 14 anos, apontado como principal suspeito do crime pelos familiares da vítima.

A história de Sara é incerta, uma vez que não há registros sobre sua vida. Lendas relatam que ela teria auxiliado Maria durante o nascimento de Jesus. Sara também estaria presente na crucificação de Jesus, embora os Evangelhos Canônicos não a mencionem. Ela também é identificada como serva de Maria Madalena.

Ela é como uma sacerdotisa a qual toda a tribo cigana recorre quando existe algum problema. Elas tanto abençoam como amaldiçoam caso seja necessário. Trabalham com óleos, pós, partes de animais, ervas, unguentos, poções mágicas, chás, garrafadas e muito mais, dominando assim a arte da bruxaria dentro da cultura cigana.

Prioriza em suas vestes as cores vermelha, laranja e azul. É meiga, doce, tem modos delicados e finos. Não dispensa uma boa taça de champanhe, no qual seus gestos elegantes e graciosos são ressaltados.

Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”.

Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.

María de Padilla, mais conhecida como Maria Padilha, é uma entidade espiritual para os ciganos e uma figura muito importante dentro da umbanda brasileira.

Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

dia 24 de Maio

O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos. Originalmente chamado de Rhom, o povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.