Quem é a cigana Sara na Umbanda?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Sara Kali é a padroeira do Povo Cigano e é considerada santa pela Igreja Católica, a qual a canonizou em 1712, apesar de seu culto ser pouco divulgado pela Igreja. O que se sabe é que Sara era escrava e teria convivido com Jesus, tendo sobrevivido a um atentado no mar, graças a sua fé.

Sarah cumpriu a promessa até o final de sua vida. Sua história e milagres a fizeram padroeira universal do povo cigano, sendo festejada todos os anos. Além de trazer saúde e prosperidade, Sarah Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante das dificuldades para engravidar.

Magia da Cigana Sarita para abrir caminhos e ter prosperidade. A cigana Sarita da estrada vem de uma linhagem de ciganos muito próspera e poderosa, eles eram os chefes da tribo. Como andarilha de grande poder, ela ajudava, além das questões amorosas, ajudava as pessoas para que elas alcançassem suas riquezas.

Santa Sara

Além de padroeira do povo cigano, Santa Sara também é protetora das mulheres que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.

Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.

Significado de Cigana
substantivo feminino Aquela que pertence ao povo cigano, ao povo nômade, de origem indiana, de cultura e hábitos próprios, que emigrou da Índia para outros países. [Por Extensão] Mulher que se veste tipicamente como uma cigana e que se diz capaz de prever o futuro, através das cartas.

Adoram peças de ouro, pois acreditam que o ouro traz consigo muita energia positiva e consequentemente muita fartura. Por isso, geralmente, todos os objetos de um cigano são da cor dourada, que é para atrair riqueza.

Ela é como uma sacerdotisa a qual toda a tribo cigana recorre quando existe algum problema. Elas tanto abençoam como amaldiçoam caso seja necessário. Trabalham com óleos, pós, partes de animais, ervas, unguentos, poções mágicas, chás, garrafadas e muito mais, dominando assim a arte da bruxaria dentro da cultura cigana.

É dócil e tranqüila, mas, quando se irrita, sai de baixo. É um pouco insegura e tem uma certa tendência à nostalgia. Ama com intensidade e sente muito ciúme. A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo.