Para que serve o salmo 121?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para que serve o salmo 121? Suas palavras são indicadas para manter a confiança de que há uma força superior de proteção. A vida tem desafios, sim, mas servem para que haja amadurecimento e evolução. Manter-se em um caminho positivo, com bons sentimentos e ações, é a maneira de receber as bênçãos e cuidados de Deus.

Este texto tem o objetivo de te lembrar: a graça de Deus está tocando o teu coração e a tua vida. Portanto, eleve os olhos, levante a cabeça, volte a olhar para o horizonte, volte a olhar para o céu! A esperança vence o medo. A confiança perdida vai retornar.

Romanos 8:35-39
Através do Salmo 121 aprendemos que só o Senhor pode nos socorrer em meio às lutas e desafios da nossa vida.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.

Qual foi a circunstância em que o Salmo foi escrito? Davi escreve o Salmo depois que tomou conhecimento da morte de Samuel. Davi na composição do Salmo demonstra sua confiança e sua segurança em Deus. Olhando o patrimônio poético hebraico este salmo é considerado como um dos poemas bíblicos mais apreciados.

O que quer dizer quem me guarda não dorme? Uma frase que frequentemente aparece nas redes sociais diz: 'Se a inveja tem sono leve não tem problema porque quem me protege nunca dorme. ' Esta frase, que é parte de uma música, tem sido usada como uma espécie de 'mantra' para defesa a ataques.

Assim como a nossa sombra em dia de sol não pode nos deixar, assim também é o Senhor ao nosso lado. O texto fica ainda mais rico quando lemos “a tua sombra à tua direita”, pois estando à nossa direita, afirmamos que é Ele quem resolve, dirige e domina a nossa vida.

Isto significa que muitos pagãos ao olhar para um monte, faziam orações para os seus deuses. Sendo assim, o salmista queria demonstrar que o socorro vem somente de Deus e não de falsos deuses.

Representando recursos de cura e reflexão para o corpo e a alma, os Salmos do dia tem o poder de reorganizar toda a nossa existência, pensamentos e atitudes.

Aquele que te guarda, não dorme. - Salmos 121:3 | Salmo 121, Salmos, Palavras que edificam.

1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. 2 O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. 3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. 4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Medite nestas palavras por um momento.