Qual é o significado de otaku?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Um otaku é fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses.

Almofadas com personagens de animes, mangás espalhados pela escrivaninha, pilhas de DVDs de animes e roupas especiais de cosplayer são alguns dos sinais de que ali dorme um feliz otaku.

Otaku tem uma conotação negativa no Japão? No ocidente, Otaku tem uma conotação negativa mais leve e é comum ver fãs de anime se auto denominarem otakus. Já no Japão, a reação das pessoas pode ser controversa. Enquanto algumas não ligam de serem chamadas de Otaku, outras podem até se sentir ofendidas com o termo.

Otome pode significar moça, donzela, virgem ou solteira em japonês, porém algumas pessoas de fora do país confundem o termo como feminino de otaku, palavra japonesa para "fanático", utilizada no ocidente como "alguém que é fã de anime/mangá", que é igual para os dois gêneros.

Naruto: Significa “massa de peixe servida sobre o lámen”, “redemoinho”. Naruto é um nome de origem japonesa que ficou amplamente conhecido ao redor do mundo através do anime e mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto.

Um bom otaku gosta de manter os ambientes da sua casa sempre dentro desse universo e, para ajudar nessa tarefa, nada melhor do que quadros decorativos com personagens marcantes, frases icônicas ou até mesmo cenas dos animes preferidos.

Um otaku é fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses. A informação é do artigo Se você faz isso, você é um otaku: reflexões sobre identidades constituídas a partir de objetos da cultura de massa japonesa, publicado em 2019 na revista Intersections in Communication.

Hoje, ser otaku, pelo mundo, significa ser fã de animes, mangás, novels (histórias escritas, acompanhadas de ilustrações no estilo anime), cosplays, doramas e/ou videogames japoneses — levando, muitas vezes, a um interesse geral pela cultura japonesa (língua, gastronomia, história, etc.).

Após o Japão, o Brasil é um dos maiores polos consumidores de animes! Durante o Anime Slate 2017, a Netflix divulgou um mapa de calor mostrando os países que mais assistem animes ao redor do globo.

O primeiro uso do termo Otaku como designação de um grupo social é atribuído ao cronista japonês Akio Nakamori. Em 1983, na revista erótica Manga Burikko, Nakamori publicou o artigo Machi ni otaku ga ippai (“A cidade está cheia de Otakus”, em tradução livre).

Os animes são consumidos principalmente pelos otakus, que no ocidente convencionou-se chamar as pessoas que são fanáticas pela cultura pop japonesa. Entre os otakus também existem os cosplayers, fãs de determinado anime ou mangá que gostam de se caracterizar como alguns personagens das suas séries japonesas favoritas.

Em 1914, desenhos animados americanos e europeus foram introduzidos no Japão, inspirando criadores japoneses como Junichi Kouchi e Seitaro Kitayama, ambos considerados os "pais do anime".

(Por exemplo, idealizar no mundo real os relacionamentos entre os personagens). A atitude de “fujoshi” é apenas um hobby ou hábito sexual, então pessoas “otaku” não gostam de ser chamadas de “fujoshi”. Eles não querem as duas coisas na mesma categoria.

Akatsuki (暁 lit. amanhecer, aurora) era uma organização fictícia do mangá e anime Naruto que buscava a paz, mas que com o tempo acabou se tornando uma organização de mercenários.