Qual é o sabor do própolis?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A própolis pode ser prescrita como solução alcoólica, solução aquosa ou cápsula. Grande parte dos fitoquímicos presentes na própolis são lipossolúveis e extraídos em álcool. Porém esta fórmula tem sabor mais forte, adstringente e amargo.

A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.

Por se tratar de um produto natural, produzido por abelhas, um dos fatores importantes para escolher o melhor extrato de própolis é saber o procedimento de fabricação. Assim, dê preferência por produtos orgânicos, que não apresentam traços de agrotóxicos e fertilizantes químicos em sua composição.

Ele pode ser utilizado de diferentes formas, como por exemplo na água para fazer inalações com o vapor, no gargarejo, puro ou diluído em água e/ou chá. Também pode ser consumido através de shots matinais, combinado com substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, como a cúrcuma e o gengibre.

A própolis para uso oral deve ser consumida na quantidade diária de 15 gotas para adultos e 50% desta dose para crianças. Para crianças: 3 a 5 gotas uma vez ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás. Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia.

Ainda não existe uma dosagem estabelecida de quanto é indicado tomar por dia. No entanto, especialistas destacam que 30 gotas de extrato de própolis diariamente já podem proporcionar diversos benefícios para a saúde.

Na realidade, especialistas indicam que esse composto pode ser usado a qualquer hora do dia, no entanto, estudos têm apontado que tomar Extrato de Própolis antes de dormir pode ser uma ótima estratégia para ajudar na produção de melatonina e melhorar a qualidade do sono.

Nas primeiras 48 horas de contato, o extrato evitou a proliferação e também aumentou a taxa de apoptose das unidades doentes. Yahima, porém, é cautelosa quanto às conclusões. “A própolis tem potencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.

Dentre os principais efeitos colaterais encontra-se, sem dúvidas, a reação alérgica que pode causar sintomas como inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele. Com o objetivo de evitar reações de origem alérgica, a recomendação está na realização de um teste de sensibilidade antes do uso mais elevado do própolis.

De modo geral, para adultos, recomendamos 30 gotas, uma vez ao dia, para imunidade, que podem ser dissolvidas em água, suco, mel ou outra bebida. Na pandemia, recomendamos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, por conta do cenário mundial que vivemos", afirma.