Qual é o ponto de força de Ogum?

Perguntado por: iveiga9 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

– Cerveja branca, cravos vermelhos, uva rubi, figo, manga espada, velas branca, vermelha e azul escuro, tudo depositado em um campo aberto, pois seu ponto de força são todos os caminhos abertos. Onde oferendar: Num campo, caminho ou encruzilhada.

Oxóssi – signo de Touro – conhecimento espiritual, celebração da vida, rei da floresta. Xangô – signo de Leão – energia dos trovões e das pedreiras. Oxum – signo de Câncer – caridade, conforto, limpeza, suavidade. Oxumaré – signo de Libra – a unidade do filho com a mãe; presença do arco-íris.

ar

O elemento de Ogum é o ar, portanto, na linha pura do ar elemental só temos Ogum e Iansã como regentes.

Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor. A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Xangô

Xangô é o orixá da justiça e dos raios nas religiões de matriz africana no Brasil. É considerado um orixá jovem, forte, ágil, bondoso e justo.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Seus números para sorte: 1, 7 e 11. Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho. Para ter sua proteção, use às terças-feiras roupas ou peças azul-marinho ou verde e ofereça-lhe um inhame kará assado regado com mel de abelha.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Mas depois de tê-lo desposado, Iansã não teria resistido e voltaria a se encontrar com Ogum, tornando-se sua amante o que viria a corroborar certas características atribuídas ao arquétipo psicológico referente à Iansã, como descreveremos mais adiante.

Além disso, o orixá protege os agricultores, os soldados, artesãos e seus filhos e todas as pessoas que lhe pedem ajuda nas lutas, para fazer justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada.

Ritual para Ogum
Escreva seus pedidos em um papel e coloque dentro da oferenda. O ritual pode ser oferecido em uma estrada ou pode deixá-lo dentro de casa ao lado de um copo d'água com uma vela azul ou vermelha acesa. Outro ritual é abrir uma cerveja para a divindade”.