Qual foi a decepção de Samuel na Bíblia?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Na história, o profeta Samuel (Roberto Birindelli) fica decepcionado com a rejeição do povo a Deus.

Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Joel e Abias foram os dois filhos de Samuel na Bíblia. Eles julgaram a Israel quando o profeta Samuel já estava com a idade avançada. O problema é que os filhos de Samuel não seguiram o exemplo de seu pai, e foram corruptos em suas responsabilidades.

Um dos temas principais de I Samuel é a importância de honrarmos ao Senhor. Em I Samuel 2:30, lemos: “Aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados” (ver também I Samuel 2:9).

Os israelitas não quiseram seguir Samuel. Exigiram um rei! Rejeitaram o Senhor como seu rei. O capítulo 8 de I Samuel relata que o Senhor consolou Samuel, dizendo que o povo não tinha rejeitado Samuel, mas, sim, o Senhor.

Por um longo período, os israelitas não tiveram um profeta do Senhor para liderá-los. Em vez de profetas, o povo de Israel foi governado por juízes durante muitos anos. Nessa época, Ana levou seu filho Samuel para morar com Eli, o sacerdote e juiz de Israel.

Mas o rei Saul não obedeceu plenamente à ordem do Senhor e poupou o rei amalequita e os melhores rebanhos daquele povo. Quando foi cobrado pelo profeta Samuel, Saul ainda tentou fazer de sua desobediência um motivo de culto ao Senhor. Naquele dia ele soube que Deus o tinha rejeitado (1 Samuel 15).

1012 a.C., Ramah in Benjamin

59 anos (1071 a.C.–1012 a.C.)

Sem que esses sacerdotes exercessem autoridade em casa, seus filhos se tornaram vulneráveis, frágeis e propensos às fraquezas da carne. Deus espera que os líderes de igreja na atualidade exerçam sua liderança em casa. Eli e Samuel se isentaram da responsabilidade para com seus filhos.

Jesus queria que Samuel saísse em missão. Samuel Smith foi o primeiro missionário da Igreja. Samuel saiu para ensinar o evangelho às pessoas e falarlhes do Livro de Mórmon. No primeiro dia, viajou 40 quilômetros, mas as pessoas não o trataram bem e não quiseram ouvi-lo.