O que aprendemos com 1 Samuel 3?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Aprendemos aqui, que para falar conosco, Deus se utiliza daquilo que nos é familiar. Quando ouviu a voz do Senhor, Samuel achou que fosse Eli. Para ouvir a Deus precisamos estar atentos aquilo que está a nossa volta. Deus se faz compreensível por meio do comum.

Ana conhece a si mesma. Você precisa ter um conhecimento claro daquilo que te incomoda para apresentar ao Senhor, e para poder se defender. Ela é uma mulher profundamente consagrada ao Senhor. Ao ouvir a suspeita do sacerdote Eli, ela não xinga, não fica irritada, nem zomba do homem de Deus.

Um dos temas principais de I Samuel é a importância de honrarmos ao Senhor. Em I Samuel 2:30, lemos: “Aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados” (ver também I Samuel 2:9).

Os líderes de confiança e os pais podem ajudar-nos a aprender a reconhecer a voz do Senhor. Ao aumentarmos nossa capacidade de receber e entender revelações pessoais, seremos capazes de reconhecer a voz do Senhor com mais facilidade e receber Suas orientações e instruções.

É nessa seção que o livro de 1 Samuel registra a rejeição de Deus como o grande Rei de Israel por parte do povo. Aqui vale saber que o estabelecimento da monarquia em Israel não era errado. Na verdade, era cumprimento de promessas anteriores (cf. Gênesis 49:10; Números 24:7-19; etc.).

2 – Ana entregou seus sonhos para Deus
Ana queria um filho e o Senhor queria levantar um Profeta. Ninguém perde por ser generoso com Deus. Tudo que Deus nos dá é para cumprir o propósito em nossa vida. 1 Samuel 2:20-21 diz que Ana entregou Samuel ao Senhor, e Deus em sua infinita graça abençoava ela com filhos.

De acordo com o versículo 2, qual era a adversidade de Ana? (Ela não podia ter filhos.)

Foi Samuel que ungiu os reis Saul e depois Davi. Além disso, incentivou outros jóvens que desejavam seguir um chamado da parte do Senhor e exortava a todo o Israel ao arrependimento.

Abrange a crise e o declínio do sistema tribal e vai até o início do reinado de Davi. Foi um período de mudança de rumos na história de Israel. O livro apresenta uma análise crítica dessa etapa da história do povo de Deus. Avalia as circunstâncias em que se deu essa reviravolta e as consequências que ela acarretou.

Este livro traz detalhes sobre a vida de juiz levada por Samuel, e o inicio do reinado de Saul até a sua morte e de seus filhos.

Assim, na próxima vez que Deus chamou a Samuel, em obediência ele prontamente respondeu ao chamado divino: “Fala, porque teu servo ouve” (1 Samuel 3:10). Naquele momento ele se tornou o porta-voz de Deus, o canal da mensagem de julgamento do Senhor sobre a família de Eli que seria banida do sacerdócio de Israel.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar Samuel pela terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste.

Introdução. Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamente todos os seus empreendimentos.