Onde foi a primeira pregação do Apóstolo Paulo?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Em Atos 13.14, Paulo e Barnabé, dois judeus, iniciam uma pregação na sinagoga.

Batizado, foi para o deserto da Arábia, onde orou e fez penitência por três anos. A partir de então, com a juventude e a energia que o caracterizava, e para grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho de Deus vivo, 9 10-22.

Atos 13 conta como Paulo foi chamado para sua primeira viagem missionária. Ele partiu de Antioquia com Barnabé e viajou para Chipre e para uma região que hoje faz parte da Turquia. Muitas pessoas aceitaram sua mensagem, mas outros o consideraram um inimigo e tentaram impedir o trabalho que ele realizava.

Porém, os judeus obrigaram-no a ir para Atenas, onde fez a sua pregação aos judeus na sinagoga e aos gentios na ágora. De Atenas partiu para Corinto onde ficou cerca de um ano e meio e fundou um dos mais importantes centros do cristianismo.

Depois, João Marcos decidiu voltar para Jerusalém; Paulo e Barnabé seguiram para Antioquia da Pisídia (At 13.13,14). A pregação mais longa de Paulo registrada no livro de Atos é a que foi feita na sinagoga dessa cidade.

A partir de então, Pedro realizou três expedições missionárias pregando o evangelho de Jesus Cristo, feito narrado no livro dos Atos dos Apóstolos. Na primeira expedição missionária, Paulo esteve na Salamina, Antioquia da Pisídia, Listra e Derbe.

Durante cinco anos, foi educado como discípulo de Gamaliel, rabino influente e de renome. Estudou a Lei Oral, conjunto de tradições que regulava todas as atividades da vida cotidiana. Paulo se preparava para ser um rabino na mais ortodoxa das seitas judaicas.

[1] A maioria dos estudiosos concorda que Paulo realmente escreveu sete das Epístolas Paulinas, mas considera que quatro das epístolas em nome de Paulo parecem não ser da autoria dele. Além disso, os estudiosos estão divididos sobre a autenticidade de duas das epístolas.

Episódio do dia 1º/10/2020, com o tema "Por que Paulo diz que recebeu 40 açoites menos um?". Apresentação: Itamir Neves, André Castilho e Renata Burjato. Por que Paulo diz que tomou 40 açoites menos um? Qual o significado?

A conversão do apóstolo Paulo, chamada também de conversão de são Paulo, é, de acordo com o Novo Testamento, um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus. É normalmente datado pelos pesquisadores para 33-36 d.C.