Quais são as 13 cartas do apóstolo Paulo?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Eclesiásticas - Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses e II Tessalonicenses. Pastorais - I Timóteo, II Timóteo e Tito. Pessoal - Filemom.

Ao ler as Cartas do apóstolo Paulo aos Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses, obser- vamos que fica notório o desejo de Paulo de que os crentes, com sua maneira de viver, demonstrassem ao mundo que tinham Cristo em suas vidas.

As cartas de Paulo são: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Essas treze cartas são conhecidas como Epístolas Paulinas.

Epístolas de Paulo
Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.

A epístola pastoral é um livro canônico do Novo Testamento escrito por Paulo de Tarso. São três e agrupados desde os primeiros séculos do cristianismo num só corpus; Primeira Epístola a Timóteo e Segunda Epístola a Timóteo, dirigidas a Timóteo de Éfeso, e a epístola para Tito de Creta.

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

As epístolas do Novo Testamento para os Gálatas e os Tessalonicenses são as primeiras cartas de Paulo que foram preservadas.

2 Timóteo

Em ordem cronológica, parece que 2 Timóteo é a última epístola escrita por Paulo no Novo Testamento (ver 2 Timóteo 4:6). Ela contém algumas reflexões de Paulo quanto às bênçãos e dificuldades inerentes ao serviço como “pregador, e apóstolo, e mestre dos gentios” (2 Timóteo 1:11).

O apóstolo Paulo ajudou a liderar a Igreja depois que Jesus morreu. Naquela época, não havia telefone nem internet. Por isso, Paulo escrevia cartas aos membros da Igreja.

Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.

Os principais objetivos de Paulo eram ajudar esses conversos a obter mais conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover a união, particularmente entre os membros gentios e judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9) e incentivar os santos a resistirem às forças do mal (ver ...

Atualmente, os manuscritos encontrados em Qumran estão guardados no Santuário do Livro, uma ala do Museu de Israel, em Jerusalém. Boa parte deles foi publicada entre 1955 e 2009 pela Oxford University Press, na série Discoveries in the Judean Desert.

Lucas foi um dos “cooperadores” de Paulo (Filemom 1:24; ele é chamado de Lucas aqui) e um dos companheiros missionários de Paulo (ver 2 Timóteo 4:11). Lucas também escreveu o livro de Atos (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Lucas”, scriptures.LDS.org).

O versículo inicial da Primeira Epístola aos Coríntios indica que ela foi enviada pelo Apóstolo Paulo e um discípulo chamado Sóstenes, que pode ter servido como escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).

O livro de 2 Coríntios foi escrito para os membros da Igreja em Corinto. Enquanto Paulo estava na Macedônia durante sua terceira viagem missionária, Tito trouxe-lhe notícias de Corinto dizendo-lhe que uma carta anterior que ele tinha enviado foi bem recebida pelos santos lá (ver 2 Coríntios 7:6–13).

Numa destas audiências de janeiro passado, o Santo Padre refletiu sobre as “Cartas Pastorais” do citado Apóstolo. São elas as duas dirigidas a Timóteo e uma a Tito, ambos colaboradores de Paulo.