O que aprendemos em Rute 2?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A presença de Boaz na vida de Rute é um exemplo da bondade e da graça de Deus manifestadas através de outras pessoas. Também podemos aprender com a humildade de Rute e sua atitude de gratidão, buscando imitar essa postura em nossas próprias vidas.

Por que estudar esse livro? No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.

A história de Rute mostra que ainda que tudo vá mal, não devemos perder a esperança, pois Deus pode mudar completamente a nossa história. Outro ensinamento precioso é: Vale a pena trabalhar duro!

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.

Nós devemos ser como Rute e Noemi, uma bênção na vida de alguém. E não com intenção de sermos notadas, nós devemos fazer isso para Glória de Deus. Até porque nós só levamos dessa vida o aprendizado de tudo que vivemos, todas as nossas coisas vão ficar.

Rute estendeu as promessas matrimoniais para Noemi, sua sogra, e decidiu ficar com ela até o fim. 2- Com a morte do seu marido e dos seus filhos, Noemi decidiu voltar para sua terra natal.

O Livro de Rute apresenta uma história ambientada no tempo dos juízes, mas os seus escritos são antagônicos aos de Juízes. Na realidade, o Livro de Rute data da época pós-exílica, mais provavelmente do período persa (séculos VI-V a.E.C.).

Foi através da linhagem de Davi que o Messias veio. Por meio de sua feroz lealdade, incrível determinação e serviço abnegado, que Rute não apenas proveu heroicamente para sua família, mas também se tornou um elo importante na genealogia do maior herói de todos na Bíblia: Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Ele era um homem íntegro, influente e grande fazendeiro. Seu nome significa “nele há força”. Ele podia cumprir os requisitos legais de casar-se com Rute, no regime do levirato, e suscitar descendência à família de Elimeleque.

Enquanto Boaz dormia próximo aos grãos, Rute deitou-se a seus pés. Explique-lhes que o fato de Rute descobrir os pés de Boaz era um sinal de submissão e demonstrava que ela desejava que ele fosse seu protetor e marido.