Qual foi a decepção de Samuel com os filhos?

Perguntado por: isouza3 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Profeta declara que os filhos não são mais juízes de Israel e os expulsa de casa. Decepcionado com os erros de Abias e Joel ao julgarem as causas do povo, Samuel acaba tomando atitude contra os filhos, tirando deles o cargo de juízes de Israel e os mandando para a casa do tio.

Joel e Abias foram os dois filhos de Samuel na Bíblia. Eles julgaram a Israel quando o profeta Samuel já estava com a idade avançada. O problema é que os filhos de Samuel não seguiram o exemplo de seu pai, e foram corruptos em suas responsabilidades.

Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Lições da história
Samuel é um grande exemplo de submissão a Deus! Outro ponto é que Samuel nem sempre conseguia entender as ordens do Altíssimo, mas ele sempre às obedecia, ele achou um absurdo o povo pedir um rei e Deus concordar, mas mesmo assim seguiu as instruções e ungiu Saul como rei de Israel.

Samuel morreu aos oitenta anos, aproximadamente
O texto bíblico não traz muitos detalhes sobre como o profeta Samuel morreu, apenas informa que sua morte causou grande comoção entre os filhos de Israel. Aos oitenta anos, aproximadamente, Samuel morreu, foi sepultado e todo o povo lamentou sua morte.

Joel e Abias foram enviados por Samuel para serem juízes em Berseba. Por que os filhos de Samuel também eram juízes? Joel e Abias foram os dois filhos de Samuel na Bíblia. O profeta Samuel já estava com a idade avançada, assim, seus filhos passaram a julgar as causas do povo de Israel.

1012 a.C., Ramah in Benjamin

Os israelitas não quiseram seguir Samuel. Exigiram um rei! Rejeitaram o Senhor como seu rei. O capítulo 8 de I Samuel relata que o Senhor consolou Samuel, dizendo que o povo não tinha rejeitado Samuel, mas, sim, o Senhor.

O livro de I Samuel narra o ministério do Profeta Samuel, que “restaurou a lei e a ordem e a adoração religiosa regular na terra” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Samuel”) depois que os israelitas se esqueceram do Senhor e adoraram ídolos em muitas ocasiões ao longo do reinado dos juízes.

Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.

Jesus queria que Samuel saísse em missão. Samuel Smith foi o primeiro missionário da Igreja. Samuel saiu para ensinar o evangelho às pessoas e falarlhes do Livro de Mórmon. No primeiro dia, viajou 40 quilômetros, mas as pessoas não o trataram bem e não quiseram ouvi-lo.