Qual é o planeta mais parecido com a Terra?

Perguntado por: dparaiso . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Kepler-452b

Quais planetas são semelhantes à Terra
Outro exoplaneta que compartilha as mesmas características e foi descoberto pela espaçonave Kepler da Nasa é o Kepler-452b. De acordo com a agência americana, ele é maior em tamanho e orbita uma estrela G2, e tem semelhanças na proporção de tamanho entre o Sol e o planeta Terra.

Segundo planeta possivelmente habitável e do tamanho da Terra é encontrado orbitando estrela próxima. Uma missão da Nasa avistou um exoplaneta do tamanho da Terra orbitando uma pequena estrela a cerca de 100 anos-luz de distância. O planeta, chamado TOI 700 e, é provavelmente rochoso e tem 95% do tamanho do nosso mundo ...

Assim é o planeta mais parecido com a Terra já descoberto pelos astrônomos. Recentemente, a NASA confirmou a existência de 5 mil planetas fora do Sistema Solar. Desses, o que possivelmente é o mais parecido com a Terra chama-se Kepler 1649c.

O “TOI 700 e” tem 95% do tamanho da Terra e está em uma área que permite a existência de água. A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e.

Quanto aos planetas rochosos, Mercúrio e Vênus são muito próximos do Sol e Marte um pouco distante demais. Por isso somente a Terra pode naturalmente abrigar vida em nosso Sistema Solar.

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta repleto de água que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

No ano passado, a Nasa divulgou que o robô encontrou sinal de possível vida microbiana em Marte. O material foi achado na Cratera Jezero, onde o Perseverance pousou em 2021, e sugere que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que se pensava.

Eles descobriram, por exemplo, que existem milhares de vulcões inativos, montes e até uma cordilheira nas profundezas do oceano. A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.

Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia. O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.

Identificado como TOI 700 e, ele está em uma "zona habitável", isto é, está em uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

Abaixo são fornecidas informações para observações dos planetas em 2010.

  • Boas observações a todos! MERCÚRIO. ...
  • VÊNUS. Conhecido popularmente como "estrela d'alva" é o mais brilhante dos planetas. ...
  • MARTE.

Tau Ceti

Há muitas estrelas que são bem parecidas com o Sol na galáxia, mas não é fácil encontrar uma que seja de fato uma gêmea do Sol. No entanto, encontramos e a estrela se chama Tau Ceti, sendo considerada quase uma irmã perfeita da nossa estrela.

Os astrônomos já haviam descoberto três planetas no mesmo sistema, chamados TOI 700 “b”, “c” e “d” – este último, a exemplo do “TOI 700e”, também está localizado na zona habitável. Ele foi descoberto em 2020 e tem aproximadamente o tamanho da Terra.

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Júpiter

Conheça Júpiter, o planeta mais antigo do Sistema Solar.