Qual é o país de origem da melancia?

Perguntado por: upaiva6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 9 votos

egípcios

A cultura da melancia era conhecida dos egípcios há cerca de 2.000 anos a.C., e por causa da diversidade de formas silvestres, atualmente, é mais aceito que o gênero Citrullus tenha origem na África. Foi introduzida no continente americano pelos escravos e colonizadores europeus no século 16.

Possui hábito de crescimento rasteiro e seus frutos variam quanto a formato, coloração, peso e sabor. É originária das regiões secas da África tropical, e foi introduzida na América somente no século XVI. No Brasil, as principais regiões produtoras de melancia são o Nordeste, Sul e Sudeste.

Saibam que o nome dela vem de mala mattiana, “maçã da cidade de Mattium“, onde havia grande produção. Esta palavra mala ou malum se aplicava também a frutos de polpa carnosa em geral.

As melancias são nativas da África, mas exatamente quando, onde e como começou a ser plantada e transformada na fruta que conhecemos hoje, ainda é um mistério para os botânicos.

Resumo: A melancia (Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum & nakai), pertence à família das cucurbitáceas, sendo originária do continente africano.

Uruana lidera o ranking dos maiores produtores entre os municípios brasileiros. Em Goiás, é seguida por Carmo do Rio Verde, Itapaci, Itapuranga e Rialma.

Uruana

Lei que declara Uruana como “Capital da Melancia” está no Diário Oficial. De autoria do deputado Wagner Neto (PRTB), foi sancionada pela Governadoria a Lei Estadual nº 21.562 (originalmente projeto de lei nº 8850/21), que reconhece o município de Uruana como a "Capital Goiana da Melancia".

A melancia (Citrullus lanatus Schrad) pertence à família das cucurbitáceas, sendo originária do continente Africano. Foi introduzida no Brasil pelos escravos, na época da colonização. A produtividade média no Centro-sul 25 t ha-1.no Brasil 25 t ha-1em algumas regiões pode chegar a 50 t ha-1.

A melancia "ancestral" tinha uma polpa amarela, e as primeiras versões vermelhas só apareceram por volta do ano 1300. Desde o advento da agricultura, há cerca de 10 mil anos, a humanidade modificou e adaptou praticamente todas as frutas e hortaliças que consumimos até hoje.

“Além de L-citrulina e L-arginina, a melancia é uma rica fonte de antioxidantes, vitamina C e licopeno – todos os quais podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas”, disse Jack Losso, professor da Escola de Nutrição e Ciências Alimentares da Louisiana State ...

Cerrado ‒ buriti, araticum, murici, pequi, baru, cajuzinho do Cerrado, bocaiuva, guavira, baru, mangaba etc. Floresta Amazônica ‒ maracujá, açaí, cupuaçu, camu-camu, cubiu, abiu, inajá, bacuripari, guaraná e outras. Caatinga ‒ licuru, umbu, caju, maracujá da Caatinga, entre outras.

a China

A melancia é considerada uma das hortaliças mais importantes do mundo. O seu cultivo se dá em quase todas as regiões tropicais, subtropicais e temperadas do globo. Segundo a Food and Agriculture Organization – FAO, a China é atualmente o maior produtor, com 59,3% da produção mundial.

A fruta, que em sua composição possui 92% de água e é extremamente versátil e apresenta grande variedade. O primeiro registro de colheita da melancia foi realizado no Egito há cerca de 5.000 anos. Segundo o Guinness World Records, a maior melancia registrada pesava 159 kg.