Qual é o nome popular do Picapau Amarelo?

Perguntado por: apadilha2 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 16 votos

Celeus flavus

O pica-pau-amarelo (nome científico: Celeus flavus), também chamado ipecutauá, é uma ave piciforme da família dos picídeos (Picidae).

  • Narizinho (Amanda Diniz)
  • Emília (Isabelle Drummond)
  • Pedrinho (João Vítor Silva)
  • Tia Nastácia (Dhu Moraes)
  • Visconde de Sabugosa (Kiko Mascarenhas)
  • Saci (Fabrício Boliveira)

Uma simples ação não nega a origem do nome: pica-pau. Conhecido em praticamente todas as regiões do Brasil pela habilidade de construir o ninho usando o bico, o curioso é observar que existem quase 60 espécies no País pertencentes à mesma família e executoras da mesma atividade.

O Sítio do Pica Pau Amarelo
Júlio César permaneceu no papel até 1980, e então, adolescente, foi substítuido pelo ator Marcelo José (que ficou no programa até 1984. Por fim, o ator mirim Daniel Lobo assumiu o papel de Pedrinho em 1985, ficando até a série se cancelada, um ano depois.

No próximo dia 30, a atriz completaria 76 anos.

O pica-pau-amarelo ocorre em florestas e plantações de cacau da Amazônia brasileira até o sul do Mato Grosso. Por ficar escondida em meio à mata fechada, a espécie é considerada de difícil visualização.

Etimologia. Ipecutauá é oriundo do termo tupi ïpe'ku ta'wá, que significa "pato amarelo".

Enquanto seu habitat começou a desaparecer devido à extração descontrolada, o pica-pau tornou-se escasso. Ele foi frequentemente baleado por caçadores e colecionadores, o que provavelmente contribuiu para seu desaparecimento, disse Tierra Curry, cientista do Centro de Diversidade Biológica.

Emília defende que a alfabetização é um caminho para se apropriar da escrita e de todos os benefícios que ela pode proporcionar.

A atriz Rosana Garcia interpretou a primeira Narizinho, do 'Sítio do Picapau Amarelo' (1977-1986). Desde 2001, é preparadora de elenco na Globo.

Formada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, Dirce Migliaccio – irmã do ator Flávio Migliaccio (1934-2020) – foi a primeira Emilia da série. Sua estreia na arte ocorreu em 1958, quando trabalhou na peça Eles não usam black tié.