Qual é o nome mais longo do Brasil?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Nas ruas de Macau, no Rio Grande do Norte, Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça ficou conhecido apenas como Chacha. Segundo ele, foi seu pai quem criou o nome, mas o significado sempre foi um mistério.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

O nome Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch está escrito no idioma galês e significa, “Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

Uma americana do Estado do Havaí, cujo sobrenome tem 36 letras e 19 sílabas, ganhou uma batalha jurídica para ter o nome completo impresso em seus documentos. O nome completo da mulher, Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele, é tão longo que não cabia em suas carteiras de motorista e de identidade.

O nome dele é 6. Assim mesmo, em numeral, não escrito em letras. Seu nome completo é 6 Martínez Medina, que além de tudo é um dos primeiros cidadãos da Colômbia a trazer o sobrenome da mãe (Martínez) antes do paterno, mas esse detalhe nem faz diferença diante do problema que o rapaz tem diariamente.

— que já é superlongo! —, em documentos oficiais ou, ainda, Mr. Wolfe + 585, Senior, no dia a dia. Aliás, em 1978 ele entrou para o Guinness Book, o famoso Livro dos Recordes, por conta do nome peculiar.

Mas não, é verdade mesmo. A nadadora azeri Maryam Sheikhalizadehkhanghah, de 17 anos, tem o sobrenome mais logo das Olimpíadas de Tóquio, com 22 letras, em uma confusão de vogais e consoantes que torna difícil até mesmo a pronúncia como palavra.

São 29 palavras – uma para cada letra do alfabeto, com sobras – e 197 letras. Ele se chama Barnaby Marmaduke Aloysius Benjy Cobweb Dartagnan Egbert Felix Gaspar Humbert Ignatius Jayden Kasper Leroy Maximilian Neddy Obiajulu Pepin Quilliam Rosencrantz Sexton Teddy Upwood Vivatma Wayland Xylon Yardley Zachary Usansky.

Zabinski – Um sobrenome polonês que significa “filho de Zabinski”.

Assim, na sequência, estão Davi, Pedro, Heitor e Ravi para os meninos, e Júlia, Aurora, Anna e Maitê para as meninas.

Os nomes Miguel e Maria Alice foram os mais escolhidos para o registro de crianças em 2022 no Brasil. Os dados são do Cartórios de Registro Civil e foram divulgados nesta terça-feira (20) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Maria Alice e Miguel são nomes mais registrados no país em 2022, mostra ranking. O nome mais escolhido para bebês no Brasil continua sendo Miguel, com um total de 26.941 registros. Gael, o vice-líder nacional, teve 25.252 registros, ultrapassando Arthur.