O que aconteceu com Cabral depois que descobriu o Brasil?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Cabral depois do “descobrimento” do Brasil: a desastrosa expedição à Índia. Depois de dez dias na “ilha de Vera Cruz”, a armada de Pedro Álvares Cabral levantou velas rumo ao sul e dali seguiu em direção ao seu objetivo principal: atingir Calicute, nas Índias, onde dois anos antes Vasco da Gama aportara.

Depois da descoberta, os portugueses seguiram os planos de exploração da Índia. Como ainda restava uma dúvida se eles haviam descoberto um continente ou uma grande ilha, resolveram alterar o nome do país de Monte Pascoal para Ilha de Vera Cruz.

Pedro Alvares Cabral não ficou no Brasil pelo fato de que ele estava na descoberta de novas terras, com isso, a viagem feita não foi com foco no Brasil, no caso ele estava no Brasil apenas de passagem.

Há ainda outras pesquisas que apontam os espanhóis Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514) e Diego de Lepe (1440-1515) como os primeiros europeus a desembarcarem no solo nacional. O fato teria ocorrido em janeiro de 1500, onde hoje é Pernambuco, três meses antes de Cabral e seus marujos chegarem.

Livro revive a pré-história brasileira e mostra que, antes dos portugueses, o país era mais do que florestas e uma dúzia de índios. Pequenas tribos de índios sem roupa vivendo em ocas rudimentares e caçando peixes para comer no jantar.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

44 dias

Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças; apenas 500 dos 1,5 mil homens que saíram de Portugal conseguiram voltar para casa - e quatro pessoas ficaram no Brasil. Leia reportagem aqui.

Igreja de Santa Maria da Graça, Santarém, Portugal

Sob a indicação de Vasco da Gama, Cabral tentou contornar o Cabo da Boa Esperança, mas realizou o famoso desvio para sudoeste que os estudiosos tanto discutem. Assim, no dia 22 de abril de 1500, chegou à costa brasileira. Esse evento ficou registrado como a "descoberta" do Brasil.

Pedro Álvares Cabral

Em 1500, Pedro Álvares Cabral e aqueles que desembarcaram com ele em busca de ocupar as terras brasileiras, tiveram o encontro com os povos indígenas que habitavam o litoral baiano.

Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no “Novo Mundo” (América) tomaram posse das terras, logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, designados pelos portugueses de “selvagens”.

Monte Pascoal

O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500. A primeira missa, aqui realizada, ocorreu no dia 26 de abril de 1500, e no dia 1º de maio a expedição partiu para a Índia.

Seu objetivo principal era alcançar as Índias para negociar tratados comerciais, após a bem-sucedida viagem feita por Vasco da Gama em 1498. No entanto, antes de seguir para Ásia, deveriam verificar as terras que existiam a oeste.

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Ficou famoso por ter descoberto o Brasil, em 1500, mas seu grande feito foi tomar posse daquela que seria a maior obra do Ciclo dos Descobrimentos Portugueses: o descobrimento do nosso país, no dia 22 de abril.

Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência.