Qual é o nome do pai da língua portuguesa?

Perguntado por: philario6 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Luís de Camões

O pai da língua portuguesa. Luís de Camões.

A origem da língua portuguesa está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio.

A língua portuguesa chegou ao Brasil com a colonização e o tupi, junto ao português, eram tidos como línguas gerais da época. Os jesuítas foram os responsáveis por difundir a língua portuguesa no Brasil, mas em 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil.

O português também conhecido como língua românica ou língua neolatina é o quinto idioma mais falado do mundo, com cerca de 280 milhões de falantes.

A primeira proposta de um programa de estudos distinto do método dos jesuítas só surgiu em 1746, quando o filósofo iluminista Luís António Verney defendeu que a alfabetização deveria ser seguida pelo ensino da gramática portuguesa, para só depois se passar ao latim.

A língua mais falada do mundo surgiu a partir da mistura de diferentes povos que habitavam a região da Grã-Bretanha. Primeiro, os anglo-saxões (povos germânicos) trouxeram sua linguagem para a ilha no século V, sendo que antes os celtas habitavam o local, seguidos dos romanos.

A Carta Régia de 12 de Setembro de 1757, do Marquês de Pombal, marca, portanto, o nascimento oficial da língua portuguesa, uma vez que oficializa uma língua para o reino de Portugal.

O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a.

O português surge no século XIII. Galego-português: foi o idioma da Galiza, na atual Espanha, e das regiões portuguesas do Douro e Minho. Permanece até ao século XIV. Português Arcaico: é o idioma falado entre o século XIII e a primeira metade do século XVI.

O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil. O desenvolvimento dessa língua possibilitou um maior entendimento da organização social dos índios e, por conseguinte, facilitou a ação de conversão operada pelos jesuítas.