Qual é o nome do livro sagrado do budismo?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Páli Tripitakan

Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões. Páli é a língua na qual foram escritos os ensinamentos do Buda.

Buda transmitiu seus ensinamentos unicamente por via oral: não existe menção histórica a nenhum texto didático ou filosófico que Buda tenha escrito de próprio punho. Após a morte de Buda, esses ensinamentos se perpetuaram igualmente de forma exclusivamente oral ao longo de cinco séculos.

  • TEXTOS SAGRADOS.
  • Torá, a Escrita Sagrada do Judaísmo.
  • A Bíblia, o Grande Livro do Cristianismo.
  • Alcorão, o Livro Sagrado do Islamismo.
  • Mahabharata, o Grande Épico do Hinduísmo.
  • Dhammapada, os Provérbios de Siddharta Gautama.
  • Email- zildamartins676@gmail.com (ENVIE A RESPOSTA COM NOME E A TURMAPOR FAVOR).

Vedas

Vedas, coletânea de texto – Hinduísmo
O mais antigo e sagrado é o Rig Vedas. Vedas significam “saber e conhecimento”. É considerada pela história a escritura sagrada mais antiga da humanidade.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

Explicamos a origem de cinco obras religiosas fundamentais
Em páli (língua da Índia antiga, onde o budismo nasceu), Tripitaka significa “três cestas”, numa referência às três partes do livro: o “Vinaya”, com as regras de conduta, o “Sutta”, que reúne os discursos de Buda, e o “Abhidhamma”, que é mais filosófico.

Tanto a Umbanda quanto o Candomblé não possuem textos sagrados escritos.

texto sagrado do Islã. O nome, em árabe, significa 'lido' ou 'recitado'. Esta palavra pode ser uma forma arabizada de origem síria e se aplica ao livro que contém, para os muçulmanos, uma série de revelações de Alá (Deus) a Maomé.

O Alcorão, a Torá e a Bíblia são livros que guardam as palavras e as ideias fundamentais de três grandes religiões do mundo.

De acordo com os Vedas, a realidade definitiva é onipresente, incriada, o espírito eterno e auto-iluminado, a causa final do universo, o poder por trás de todas as forças tangíveis, a consciência que anima todos os seres conscientes.