Qual é o nome da pimenta que não arde?

Perguntado por: oramos8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Quase sem ardência, a pimenta biquinho é ótima para receitas leves e para fazer conservas. Uma excelente opção para quem está começando a se aventurar neste universo! Como o nome sugere, essa pimenta brasileira tem um aroma forte e bem característico.

Caso procure pimentas que não ardem, as opções são: biquinho, pimenta de cheiro, dedo-de-moça, jalapenho e pimenta branca.

Pimenta Biquinho

Pimenta Biquinho
É a mais suave, de ardência 0 e sabor doce. Muito utilizada na culinária a fim de dar um visual mais bonito para os pratos, harmoniza bem com alimentos agridoces, como saladas de manga e de folhas verdes. Pode ser encontrada em conserva, na sua forma in natura, ou como antepasto.

Comparadas com as pimentas do gênero Capsicum, as pimentas preta, branca e rosa são mais “fracas”, causando menos desconforto ao comer.

Além disso, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que alimentos ácidos também podem ajudar a diminuir a sensação de ardência. Assim, chupar um limão ou colocar uma colher de vinagre na boca também pode ser uma alternativa. Leia também: Grávida pode comer pimenta?

Segundo o gastroenterologista Moacir de Pádua Vilela, da Escola Paulista de Medicina, o único tipo de pimenta capaz de provocar gastrite é a pimenta-do-reino. “As outras até deveriam ser mais consumidas”, aconselha, “porque, além de não fazerem mal, contêm substâncias que ajudam a prevenir doenças vasculares.”

Os benefícios da pimenta caiena
Tem efeito também para combater o ganho de peso, além de reduzir os níveis de gordura do sangue. Assim, ajuda a acelerar o metabolismo e é amigo da boa forma. Além disso, a pimenta caiena colabora para proteger o organismo contra doenças cardíacas por ser rica em vitaminas A, B e C.

A pimenta dedo-de-moça é fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina E e antioxidantes, facilita a digestão, acelera o metabolismo, ajuda a controlar o colesterol e é dotada de ação anti-inflamatória.

pimenta caiena

A pimenta caiena também ajuda a manter os níveis de pressão arterial normalizados e equilibra o corpo de colesterol LDL e triglicérides. A coloração vermelha brilhante da pimenta caiena demonstra o seu elevado teor de beta-caroteno ou pró-vitamina A.

Pimenta habanero
O sabor é mais doce, mas ainda muito ardente. Os frutos têm formato de lampião e podem ser amarelo, vermelho, verde ou laranja.

Como tirar o excesso de pimenta usando leite ou derivados
Se beber um pouco de leite ajuda a tirar a ardência da boca, por que não usar o mesmo truque ainda no preparo? Sim, isso funciona! Por conta da gordura presente nos laticínios, a ardência da pimenta é neutralizada e o sabor acentuado se dissipa.

Entre as pimentas comumente consumidas no Brasil e em Portugal, a pimenta malagueta (ou piri-piri) é a mais ardida/quente, com SHU entre 50.000 e 175.000 unidades. Na parte inferior da tabela está a pimenta biquinho, com um índice Scoville de apenas 1.000 SHUs.

porém a pimenta é capsicum chinense ela tem um sabor e o cheiro muito característico. quando nós falamos pimenta bode o nome bode vem justamente dessa pimenta que tem muito. sabor que tem muito cheiro e ela é da espécie capsicum chinense então a pimenta que eu gosto.

Veja a seguir quais são os tipos de pimentas mais consumidos no Brasil e aprenda a utilizar cada uma delas!

  • Pimenta-biquinho. ...
  • Pimenta dedo-de-moça. ...
  • Pimenta-malagueta. ...
  • Pimenta-do-reino. ...
  • Pimenta-de-bode.