Qual é o mês sagrado para os muçulmanos?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 14 votos

Ramadã

Tem início nesta semana o mês sagrado para os muçulmanos, o Ramadã. O 9º mês do calendário islâmico é um período sagrado, em que os muçulmanos fazem orações e jejuam diariamente.

Apesar de leigos acharem que é apenas um período de jejum, o Ramadã é muito mais do que isso. Este é o mês usado pelos muçulmanos para reflexão, balanço e estreitamento de laços com Deus e pessoas ao seu redor. É como se fosse um período para que todos buscassem suas melhores versões.

Eid al-Fitr

O fim do Ramadã é celebrado por um feriado de três dias chamado Eid al-Fitr. Na ocasião, é comum festejar com os familiares e amigos, visitar mesquitas e trocar presentes. Neste ano, o Eid al-Fitr, que também depende do avistamento da lua, está previsto para os dias 22 e 23 de abril.

sexta-feira

A sexta-feira é o dia da semana mais importante para os muçulmanos. Embora não exista no islão o conceito de "dia santo" tal como existe no judaísmo (shabat) e no cristianismo, a sexta-feira é o que mais se aproxima desta ideia, sendo o dia do descanso nos países islâmicos.

O Eid al-Fitr é motivo de feriado de cerca de três dias em nações com populações muçulmanas. Ele ocorre em datas diferentes a cada ano, assim como o Ramadã, mês sagrado do Islã em que os fiéis jejuam do nascer ao pôr do sol. A data é sabida apenas em cima da hora, já que é regida pelo calendário lunar.

Durante os 30 dias do Ramadã, os muçulmanos de todo o mundo se absterão de comer e beber durante o dia. Isso não significa que você não deve cancelar um encontro de negócio.

Suhoor

  • Gorduras saudáveis: manteiga de nozes, abacate.
  • Proteína: feijões e ovos.
  • Aveia com tâmaras ou outras frutas secas, mel, xarope de bordo.
  • Frutas e legumes: em especial aqueles com alto teor de água, como pepino ou laranja.
  • Alimentos que te satisfazem: batata doce, peixe gorduroso, grãos germinados.

Chamada de Jummah, palavra em árabe que, em português, significa "sexta-feira", é o dia de os muçulmanos orarem em congregação nas mesquitas, ao meio-dia, e obrigatório aos homens adultos. As cinco orações diárias também são feitas.

ANO 1442 - do calendário muçulmano ( Hegira ), inicia em 20 de agosto de 2020. ANO 2773 - da Fundação de Roma, inicia em 14 de janeiro. ANO 5781 - do calendário israelita, inicia em 19 de setembro ANO 6733 - do período juliano.

O Ramadan em si não se limita na abstenção de comida e bebida; além disso, deve-se ter a abstenção de ações, práticas e pensamentos ruins, seja um mal particular ou social. É considerado o “mês do perdão” como se Deus fechasse as portas do inferno e abrisse só as do paraíso.

O dia exato é oficialmente anunciado quando o quarto crescente do nono mês (do calendário islâmico tradicional) nasce. O Ramadão dura aproximadamente 30 dias, até ao avistamento da lua quarto crescente seguinte, antes de encerrar com o Eid al-Fitr que termina o jejum de forma festiva.

Maomé visitou a mesquita, segundo a tradição muçulmana, e o Domo da Rocha se eleva acima do lugar, onde o profeta teria ascendido ao céu. A esplanada é o terceiro local mais sagrado do Islã, depois da Grande Mesquita de Meca e da Mesquita do Profeta de Medina, na Arábia Saudita.

O Ramadão ou Ramadã, também grafado Ramadan (em árabe: رَمَضَان, translit. Ramaḍān), é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual (saum; em árabe: صوم, translit.

O Eid Al Adha é um dos dois feriados mais sagrados para os muçulmanos, juntamente com o Eid al-Fitr, e coincide com o fim da Parada no Monte Arafat, onde os peregrinos realizam os rituais do Hajj (a peregrinação à Meca Sagrada).

Todos os Muçulmanos aptos devem fazer a peregrinação a Meca e aos locais sagrados vizinhos ao menos uma vez em suas vidas. A peregrinação se concentra em em visitar a Kaaba e caminhar ao seu redor sete vezes. a peregrinação ocorre no 12º mês do Calendário Islâmico.

Era dia e no Ramadã a abstinência também inclui sexo e todas suas variantes, incluindo beijos.