Qual é o encontro vocálico de tritongo?

Perguntado por: icordoba9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam). Os tritongos podem ser orais ou nasais. Tritongos orais são os pronunciados apenas pela boca.

Tritongo. Quando há o encontro de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba, chamamos de tritongo.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

Na divisão silábica, os tritongos nunca se separam, permanecendo na mesma sílaba: iguais (i-guais); quaisquer (quais-quer); saguões (sa-guões);

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam). Os tritongos podem ser orais ou nasais.

Não há tritongos, porque um tritongo é constituído por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal: quais, fiéis; estes são tritongos orais.

Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro. Tritongo: encontro entre três vogais, todas pertencentes à mesma sílaba. Ex.: Paraguai.

O que é ditongo? Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo. Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente).

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo. DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba.

Dia é um ditongo, tritongo ou hiato? A palavra "dia" é um exemplo de hiato. O hiato ocorre quando uma palavra tem duas vogais, uma ao lado da outra, mas quando fazemos a separação de sílabas, elas ficam em sílabas diferentes, porque são pronunciadas em dois impulsos (di-a) e não em um (dia).

O tritongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e duas semivogais em uma mesma sílaba. As sílabas em vermelho apresentam um encontro vocálico de uma vogal e duas semivogais.

A palavra 'IGUAIS' é formada pelo encontro vocálico Tritongo: i-guais.

Como o nome já dá a pista, o tritongo ocorre quando há três vogais juntas na mesma palavra e na mesma sílaba. Alguns exemplos: Sa-guão, Pa-ra-guai, quais, U-ru-guai, en-xa-guei, a-ve-ri-guou.

Exemplo: Uruguai /Uru "guai" Paraguai /Para "guai"