Para que é usado o texto?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Texto é uma manifestação da linguagem, uma mensagem usada para transmitir informação de um autor para um leitor.

Texto é uma produção, verbal ou não verbal, que se constitui com algum código, no intuito de comunicar algo a alguém, em determinado tempo e espaço. Sua definição ampla se deve ao fato de também abranger diversos formatos.

b) Qual é a função (para que serve) de textos como esse? R: É usado em alguns estabelecimentos comerciais para indicar, informar ao público consumidor sobre os pratos servidos no local.

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.

O texto, portanto, seria o entrelaçamento de signos linguísticos, que, juntos, produzem sentido. Uma redação escolar escrita de modo desconexo, com partes confusas ou inconclusivas, por exemplo, pode ser considerada um texto mal escrito, haja vista que a tessitura entre as palavras está falhando.

Um texto é, maioritariamente, um conjunto organizado de palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam o próprio texto. Essa unidade estruturada apresenta um sentido completo e tem um objetivo comunicativo.

Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:

  1. 1) Leia lentamente o texto todo. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.

De acordo com a tipologia textual, os tipos textuais se divide em em 5 categorias:

  • Texto Narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo;
  • Texto expositivo;
  • Texto injuntivo/explicativo.

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. Ele corresponde ao conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato. Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso.

Seus elementos principais são código/linguagem, contexto, produtor, leitor/ouvinte e função. Há cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Dentro desses tipos, há diversos gêneros, que se referem às práticas textuais. O texto pode ser verbal ou não verbal.

TEXTO for chamado em uma célula que contenha esses caracteres, a função retornará FALSO , mesmo que a célula apareça vazia.