Quais são as palavras vocálicos?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Exemplos de palavras com encontros vocálicos

  • pai;
  • ouvido;
  • mão;
  • noite;
  • quase;
  • museu;
  • gratuito;
  • peixe;

Encontros Vocálicos é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação dos Encontros Vocálicos: ditongo, hiato e tritongo.

Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo. Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente).

As vogais são a base da Língua Portuguesa, são fonemas naturais que representam os sons vocálicos através de uma corrente de ar passando pela boca. As vogais são indispensáveis para a formação das sílabas. Portanto, toda sílaba terá uma vogal. Além disso, as vogais possuem um som mais potente que as semivogais.

Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes.

São elas: [a], [Ɛ], [e], [i], [ɔ], [o], [u]. [Ɛ] se lê “é”, como na palavra “pé”. E o [e] se lê “ê”, como na palavra “carnê”. Da mesma forma, [ɔ] se lê “ó”, como “vovó”.

1. Relativo a vogal ou às vogais (ex.: sistema vocálico). 2. Que tem características de vogal (ex.: som vocálico).

Um ditongo é um encontro vocálico, ou seja, uma sequência de sons vocálicos na mesma sílaba: pai, peixe, avião, quadro, caixa, pães,…

Letra E – na palavra “caixa”, o encontro vocálico é um ditongo: cai-xa, com a presença de uma vogal (a) + semivogal (i).

Separação silábica
A palavra “país”, com acento agudo na vogal “i”, tem duas sílabas. Como o encontro vocálico entre elas fica separado, trata-se de uma palavra com hiato. Já a palavra “pais”, sem acento agudo, tem uma única sílaba, ou seja, as vogais permanecem na mesma sílaba.

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo. DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba.

O encontro vocálico é a sequência de sons de duas (ou mais) vogais em uma mesma palavra. Esses sons vocálicos podem estar na mesma sílaba ou não, contanto que não haja nenhum som de consoante entre eles. Entre as letras que podem representar os sons vocálicos, temos: “A”, “E”, “I”, “O” e “U”.

Em certos casos, som e letra mantêm uma correspondência. O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som. A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.

Tome como exemplo a palavra saudade. O termo é dividido em três sílabas: sau – da - de Na primeira sílaba, a vocal de destaque é o a. ela é “a vogal”, pois representa o núcleo, o outro fonema vocálico “u” é a semivogal, pois não apresenta a mesma força.

O que é ditongo? Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba (cai-xa, de-grau, sé-rie). Quando fazemos a separação das sílabas, a vogal e a semivogal não se separam. Se elas se separassem não seriam ditongos.