Qual é o conceito de latifúndio?

Perguntado por: ucastro7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 4 votos

Latifúndios são grandes propriedades agrícolas pertencentes a um proprietário, empresa ou família, podendo ser produtivos ou improdutivos. Latifúndio é uma grande propriedade rural geralmente não cultivada e não explorada, portanto representa terras com reduzido aproveitamento econômico, improdutivas.

Os minifúndios são as pequenas propriedades de terra, geralmente utilizadas para produção familiar ou coletiva, envolvendo ou famílias que sempre viveram no campo ou movimentos sociais agrários, a exemplo do MST (Movimento dos Sem-Terra).

O que são latifúndios?

  • Latifúndio de exploração: é o imóvel que possui de 1 a 600 módulos rurais e com baixo ou nenhum aproveitamento de suas capacidades físicas, econômicas e sociais. ...
  • Latifúndio de dimensão: propriedade com extensão maior do que 600 módulos rurais, com ou sem uso da terra.

O latifúndio permite a concentração de terras, em posse dos grandes fazendeiros, e isso com frequência é apontada como a principal causa de injustiças sociais.

A extensão necessária para se considerar uma propriedade como um latifúndio depende do contexto: enquanto na Europa o grande latifúndio pode ter algumas centenas de hectares, na América Latina, pode facilmente ultrapassar os 10 mil.

3 sinônimos de latifúndio para 1 sentido da palavra latifúndio: Propriedade rural extensa: 1 herdade, fazenda, terra.

Latifúndio corresponde a uma extensa propriedade agrícola privada, geralmente não exploradas economicamente, portanto improdutivas. Quando exploradas são destinadas ao cultivo de um único produto agrícola (monocultura), com finalidade de abastecer, comumente, o mercado externo, devido à produção em larga escala.

Sendo assim, podemos concluir que a estrutura fundiária brasileira tem origem na nossa submissão à Monarquia Portuguesa. A divisão do Brasil em capitanias hereditárias, as sesmarias e posteriormente a Lei de Terras consolidaram o latifúndio.

Confira quem são nossos líderes de produção.

  • 3º lugar: Grupo Amaggi – 258 mil hectares.
  • 2º Lugar – SLC Agrícola – 468,2 mil hectares.
  • 1º lugar: Grupo Bom Futuro – 583 mil hectares.

Os dois tipos de latifúndio existentes no Brasil-Colônia são o engenho açucareiro e a fazenda. O açúcar representará a primeira grande atividade econômica do país, sendo cultivado em toda a faixa litorânea do território.